Você Está
Início > Notícias > Cidade > 20º Festival Internacional de Teatro Rosário em Cena começa na próxima semana

20º Festival Internacional de Teatro Rosário em Cena começa na próxima semana

O Festival Internacional de Teatro Rosário em Cena (FETARC) chega a sua vigésima edição neste ano.

O evento teve lançamento nesta quarta-feira, 13, com live transmitida pela página do Facebook @rosarioemcena. Já as peças teatrais acontecem de 23 a 30 de outubro, no Teatro João Pessoa, em Rosário do Sul.

Essa edição terá como tema “Palco de todas as raças, de todas as cores, de toda fé” e será totalmente online, devido à pandemia. A programação conta com 19 espetáculos de companhias do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Paraíba, São Paulo e Argentina. Além de teatro, o público poderá assistir a palestras informativas, cursos, entrevistas, shows musicais e recitais poéticos.

O organizador do FETARC, Paulo Evandro Costa, salientou que todas as apresentações deste ano seguem a proposta do evento, que é de agregar pessoas, estilos, crenças, raças e gêneros. O encontro mobiliza artistas e alunos do Mercosul e está completando 20 anos. Segundo Costa, a novidade da transmissão online contribui diretamente para a popularização do teatro, tornando o evento gratuito e democrático.

Espetáculo Dom Quixote no Rosário em Cena de 2019 Foto: Renato Moraes

Conforme a 19ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), que apoia o evento, mais de 21 mil alunos de 56 escolas estaduais participarão das atividades. A programação conta com espetáculos infantis e adultos, e recursos como máscaras, danças e bonecos. Os estudantes utilizarão as peças como referências para projetos pedagógicos em sala de aula no modelo híbrido de ensino. “Estamos muito felizes de levar a arte para os alunos da rede municipal de Rosário do Sul e da Rede Estadual”, disse Paulo, que também é professor.

A coordenadora da 19ª CRE, Ana Alice Campagnaro, também elogiou a disponibilização das apresentações no formato online e se disse satisfeita com a parceira. “É imprescindível que as crianças e jovens tenham a oportunidade de conhecer a arte e ter acesso a espaços multidisciplinares que contribuam para o seu conhecimento”, destacou.

Neste ano, o homenageado é o artista Antônio Carlos Gallo Brunet, conhecido como Dunga. O ator faleceu em janeiro deste ano devido a um câncer e sempre esteve presente no Rosário em Cena, sendo o último diretor da Companhia de Teatro Art & Vida, com o espetáculo “O Médico Camponês”. O troféu do festival, que antes se chamava Areias Brancas, agora leva o nome do dramaturgo.

Leia mais notícias da editoria de Cidade

Paulo Evandro agradece aos apoiadores do evento, por sempre estarem com as portas abertas para receber e incentivar a cultura. Todas as atrações serão transmitidas ao vivo, pelo canal no YouTube “Paulo Evandro Art e Vida Teatro Cultura Viva!” e na página do Rosário em Cena no Facebook, onde já é possível conferir a programação completa.

Confira a programação completa:

Foto em destaque: Renato Moraes/Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top