Você Está
Início > Notícias > Cidade > 4º RCC comemora 78 anos com entrega de honrarias

4º RCC comemora 78 anos com entrega de honrarias

Uma formatura geral com presença de autoridades civis e militares, além de entrega de distinções, marcou o aniversário de 78 anos de criação do 4º Regimento de Carros de Combate- Regimento Passo do Rosário na manhã de sexta-feira (12). Na oportunidade, foram entregues diplomas de Amigos do Regimento e a Medalha Passo do Rosário para civis e militares.

O evento foi presidido pelo Tenente Coronel Fernando Valentini da Silva, e teve a presença do General de Divisão Mauro Sinott Lopes, comandante da 3ª Divisão de Exército, do General de Brigada Paulo Roberto Pimentel, comandante da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, da prefeita Zilase Rossignollo (PTB), do vice-presidente do Legislativo vereador Leonardo Vargas (PTB), Comandantes de Organizações Militares, autoridades civis, convidados e militares da reserva. Estiveram presentes no evento ainda os ex-comandantes do 4º RCC, Coronéis Kleber Camerino e Magnus Sampaio.

Na formatura, foi executada a Canção do Regimento, apresentação da tropa, além da leitura do histórico da unidade militar, única que utilizou todos os carros de Combate do Exército, M41, M60, Leopard 1 A 1 e atualmente o Leopard 1A 5.

O Coronel Valentini falou sobre os 78 anos de história do 4º RCC. “Eu como comandante e soldado mais antigo do Regimento venho agradecer a presença de todos os ilustres visitantes, agradecer a Deus por nos ter conduzido até esse ponto e por ter conduzido o Regimento, agradeço ao Exército por estar a frente de tão renomada e destacada unidade”, concluiu.

O General Pimentel, Comandante da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, da qual o 4º RCC faz parte, destacou a importância da unidade para o Exército. “Essa é uma unidade singular da arma de Cavalaria. Esteve na vanguarda do Exército e de nossa Arma, e é uma unidade de referência do Exército na gestão administrativa, laureada diversas vezes e que serviu de exemplo para toda uma mudança de mentalidade ocorrida na Força”, assinalou o comandante.

A história do 4º Regimento de Carros de Combate

O 4º Regimento de Carros de Combate (RCC) é originário do 2º Regimento de Cavalaria Transportado. Sua chegada a Rosário do Sul foi em 1939. Já em 1943 muda a denominação para 2º Regimento de Cavalaria Motorizado. Em dezembro de 1971, foi transformado em 4º Regimento de Carros de Combate, subordinado à 6ª Brigada de Infantaria Blindada, com sede em Santa Maria.

No ano de 1973, como parte do acordo bilateral Brasil/EUA, recebe os carros de combate M41 A3C. Aliado ao progresso e a modernização, recebe em 1997 as viaturas blindadas de combate M60 A3 TTS, conferindo um salto operacional e um avanço tecnológico, que a distinguiram no âmbito das Organizações Militares Blindadas do Exército Brasileiro.

O 4º RCC recebeu em 1997, a denominação histórica de “Regimento Passo do Rosário”, tendo em vista o grande valor histórico dessa batalha para o Exército Brasileiro e sua proximidade com o Regimento. A referida batalha ocorreu no dia 20 de fevereiro de 1827, sendo reconhecida como a maior batalha campal em solo brasileiro, envolvendo cerca de 15 mil homens, entre brasileiros, argentinos e uruguaios.

Em 2004, face do processo de reestruturação e articulação da Força-terrestre, o 4º RCC passa a receber os Leopard 1A1, conferindo novas atribuições e missões a Organização Militar Blindada. Atualmente, o Regimento vive a plenitude da implantação da VBC CC Leopard 1A5 BR no Exército Brasileiro, produto de defesa que permitiu o aperfeiçoamento dos processos logísticos, de instrução militar, bem como disponibilizou uma gama de dispositivos de simulação que apoiam e engrandecem a preparação dos recursos humanos alocados na OM. O Regimento também é premiado nacionalmente com consecutivos Prêmios de Qualidade e Produtividade.

Fotos: Julio Lemos / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top