Você Está
Início > Notícias > Cidade > 4º RCC celebra os 192 anos da Batalha do Passo do Rosário

4º RCC celebra os 192 anos da Batalha do Passo do Rosário

Na manhã da última sexta-feira (22) o 4° Regimento de Carros de Combate (RCC) realizou uma formatura alusiva aos 192 anos da Batalha do Passo do Rosário. A cerimônia também se referiu aos 74 anos da tomada de Monte Castelo pela Força Expedicionária Brasileira (FEB). O evento contou com presença de autoridades civis e militares.

Na oportunidade foi lido o histórico dos dois eventos que completam aniversário neste mês. Logo em seguida o Comandante do 4º RCC, Tenente Coronel Fernando Augusto Valentini, se pronunciou, enaltecendo os dois eventos em que o Exército Brasileiro esteve presente.

A Batalha do Passo do Rosário, conhecida também como de Ituzaingó, foi a maior batalha campal ocorrida em solo brasileiro. Ela ocorreu em 20 de fevereiro de 1827, em Rosário do Sul, devido à revolta das províncias unidas do Rio da Prata contra o Império do Brasil, por conta do domínio da Província de Cisplatina (atual Uruguai).

Leia mais notícias da editoria Cidade

Já a Batalha de Monte Castelo foi travada ao final da Segunda Guerra Mundial, entre as tropas aliadas e as forças do Exército Alemão, que tentavam conter o seu avanço no Norte da Itália. Esse confronto marcou a presença da Força Expedicionária Brasileira (FEB) no conflito. A batalha arrastou-se por três meses, de 24 de novembro de 1944 a 21 de fevereiro de 1945 até a conquista da posição pela FEB e aliados.

Participaram da solenidade o Comandante Valentini, o oficial do Estado Maior da 6ª Brigada de Infantaria Blindada de Santa Maria, Coronel Branchi, e o Comandante do Centro de Adestramento e Avaliação do Sul (CAASUL), de Santa Maria, Tenente Coronel Taveira. A prefeita municipal Zilase Rossignollo (PTB) e o presidente do Legislativo Elisandro Paz (PP) também estiveram presentes, além de convidados e militares da reserva.

Saiba mais sobre a Batalha do Passo do Rosário

Apesar de ter menor número, liderados por Marquês de Barbacena, o Exército do Império do Brasil organizou-se e enfrentou o inimigo que estava em maior número e liderado por Carlos Maria de Alvear. Após uma batalha com mais de oito horas de duração, não houve vencidos ou vencedores. Foi neste confronto que tombou Marechal José de Abreu. Os argentinos recuaram e as tropas imperiais se reorganizaram dias depois.

Desgastados pela guerra, o Império Brasileiro e a República Argentina aceitam um acordo de paz em agosto de 1828. Aquele tratado incluiu a criação de um país independente, dando origem à República do Uruguai. No local da Batalha, que fica nas margens da BR 290, alguns quilômetros do Rio Santa Maria e de Rosário do Sul, foi construído um memorial.

Além do monumento, o 4º RCC possui em sua organização militar um acervo cultural da Batalha do Passo do Rosário, que inclui textos, maquetes do terreno onde ocorreu a batalha e artefatos recolhidos no local do confronto.

Desfile militar encerrou solenidade militar alusiva aos 192 anos

Reportagem e fotos: Julio Lemos / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top