Você Está
Início > Notícias > Destaque > 6º Praiano de Base movimentou a Praia das Areias Brancas

6º Praiano de Base movimentou a Praia das Areias Brancas

Mais de 250 crianças e adolescentes da faixa etária de 8 a 16 anos participaram da 6ª edição do Praiano de Categorias de Base, que aconteceu no domingo (25). O evento contou com quatro categorias e levou pais, familiares, dirigentes e grande número de torcedores até a Praia das Areias Brancas. Equipes de Rosário do Sul e de Cacequi participaram do torneio.

A atenção estava toda voltada aos pequenos na areia. Além do Sub-15, foram disputadas as categorias Sub-9, Sub-11 e Sub-13. As partidas foram realizadas pelas seguintes equipes: Paineira de Cacequi, Mundo Real, Riachuelo/AABB, Escolinha Gol de Placa, Escolinha da ARE, Leões do Caverá e J.A. Esportes. Quatro quadras de futebol de areia foram montadas, uma ao lado da outra.

Antes do início da competição houve o desfile das equipes e o atleta Gabriel Figueiredo, do J.A. Esportes, prestou o juramento do atleta. Os secretários municipais da Indústria e Comércio, Gilson Omar Maciel, e da Fazenda, Francisco Izaguirry representaram a Administração Municipal e entregaram homenagens aos coordenadores das sete equipes participantes. As três melhores equipes por categoria foram premiadas com troféus e medalhas, bem como os destaques.

A maior vencedora foi a Escolinha Paineira, de Cacequi, que ganhou no Sub-9 e Sub-11. O grupo participou de todas as categorias, tendo como dirigente o cacequiense Alessandro Silveira “Cebola”.

No Sub-9, os cacequienses venceram o Gol de Placa e também tiveram o goleador, Felipe Cebolinha. Em terceiro lugar ficou a Riachuelo/AABB.  No Sub-11, a Paineira foi a melhor, ao bater o Riachuelo/AABB na final. Em terceiro lugar ficou a escolinha Gol de Placa. O melhor ataque foi dos cacequienses, enquanto a melhor defesa foi do Riachuelo/AABB.

Já no Sub-13, a melhor equipe foi do Mundo Real, tendo como vice-campeã o Riachuelo/AABB, e em terceiro lugar a Paineira, de Cacequi. O Mundo Real foi o melhor ataque e o Riachuelo a melhor defesa.

Disputa forte ocorreu no Sub-15, com finalíssima que reviveu 2017, entre J.A. Esportes e Mundo Real. No ano passado, o Mundo Real foi melhor ao bater o J.A. por 1 a 0. Neste ano, a empolgante disputa terminou com vantagem para o J.A. Esportes, que conquistou o título ao vencer o Mundo Real por 4 a 3. O goleador foi Gabriel Figueiredo, com oito gols, em seu último ano no Praiano de Base.  A melhor defesa também foi do J.A. Esportes.

“Foi muito show ver as crianças competindo com lealdade”, diz organização

Falando à reportagem da Gazeta, Gabriel, do J.A., que viria a ser o goleador do certame e que fez o juramento do atleta, lembrou do professor  Paulo César “Teda” Leal, que o convidou para o ato e lhe ensinou o futebol. “O PC me convidou, não pensei duas vezes e aceitei. Sempre joguei pra ele, que me ensinou a jogar futebol”, relatou o jovem.

Já o técnico André Marques “Amaral”, do Riachuelo/AABB, destacou um dos objetivos do torneio, que é retirar as crianças das ruas. “O torneio é muito bom, pois assim a gente tira os jovens talentos das ruas. Muitos estão lá e a gente junta. Foi muito boa a iniciativa do Paulo Cesar Teda”, disse.

Na avaliação de Teda, da Secretaria Municipal de Desporto e Turismo (Sedetur), o evento foi um sucesso pelo empenho de várias pessoas que se dispuseram a ajudar. “Foi ótimo. Na verdade, nós fizemos quatro torneios em um, todos jogando ao mesmo tempo. A experiência foi boa, mas isso só foi possível graças aos colaboradores, à equipe feminina do J.A. Esportes e aos voluntários que apitaram gratuitamente os jogos”, declarou ele, sem esquecer dos professores e responsáveis pelas equipes, bem como dos pais que acreditam na proposta. “Foi muito show ver as crianças competindo com lealdade. Esse era objetivo e estamos satisfeitos”, concluiu.

Resultados:

Sub-9:

  • Campeão: Paineira (Cacequi)
  • Vice: Gol de Placa
  • 3º lugar: Riachuelo/AABB

Sub-11:

  • Campeão: Paineira (Cacequi)
  • Vice: Riachuelo/AABB
  • 3º lugar: Gol de Placa

Sub-13

  • Campeão: Mundo Real
  • Vice: Riachuelo/AABB
  • 3º lugar: Paineira (Cacequi)

Sub-15

  • Campeão: J.A. Esportes
  • Vice: Mundo Real
  • 3º lugar: Riachuelo/AABB

Reportagem e fotos: Julio Lemos / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top