Você Está
Início > Notícias > Cidade > Ação de combate ao mosquito da dengue é realizada em Rosário do Sul

Ação de combate ao mosquito da dengue é realizada em Rosário do Sul

Na semana passada, durante o período de 11 a 15 de junho, agentes da Vigilância Sanitária (Visa) e militares do 4° Regimento de Carro de Combate (4º RCC) realizaram ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti em Rosário do Sul. As atividades visaram orientar a população com relação aos cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito, vetor de doenças como dengue, chikungunya e zika.

Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, ações de prevenção e fiscalização para o controle dos focos do mosquito são realizadas permanentemente pela Visa. “Essa semana, em específico, foi intensificado em função do número de focos, que já são 20. Por isso essa força tarefa para evitar que surjam novos focos”, disse a assessoria. No município, não há nenhum caso registrado de doenças transmitidas pelo mosquito.

Agentes e militares verificaram os pátios das residências

O órgão explica, ainda, que nesta época do ano o índice de focos é baixo em função do frio. “Houve essa incidência pelo período de calor que se estendeu um pouco mais”, completa. Os agentes e os militares visitaram as casas, verificaram os pátios e distribuíram material informativo. A abordagem foi instrutiva, com o intuito de orientar a população sobre formas de evitar o surgimento da doença no município.

Leia mais notícias da editoria Cidade

Conforme o site do Ministério da Saúde, a dengue é uma doença febril aguda. Nos últimos 50 anos, a incidência aumentou 30 vezes. É estimado que 50 milhões de infecção por dengue ocorram anualmente. De acordo com informações do G1, no Brasil, foram registradas 19 mortes por zika, dengue ou chikungunya em 2018. A dengue fez 15 vítimas, a chikungunya três, e a zika apresentou apenas um caso. Os dados foram obtidos pelo boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, e se referem ao período de 31 de dezembro de 2017 a 17 de fevereiro de 2018.

Ação foi realizada entre os dias 11 e 15 de junho

Como evitar a reprodução do mosquito da dengue:

  • Guarde as garrafas sempre viradas para baixo;

  • Encha de areia ou terra os pratinhos de vasos de planta;

  • Jogue no lixo qualquer objeto que possa armazenar água;

  • Mantenha bem tampados, baldes, tonéis, piscinas e caixas d’água;

  • Guarde pneus ao abrigo da chuva e da água;

  • Limpe as calhas dos canos;

  • Não deixe a água da chuva parada sobre lajes;

  • Coloque o lixo em sacos plásticos bem fechados dentro de uma lixeira tampada.

  • A preferência do mosquito é por água parada, limpa e em locais com sombreamento.

Fotos: Assessoria de Imprensa Prefeitura / Divulgação

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top