Você Está
Início > Notícias > Cidade > Ações alusivas ao Meio Ambiente acontecem em Rosário do Sul

Ações alusivas ao Meio Ambiente acontecem em Rosário do Sul

Na quarta-feira (5) celebrou-se o Dia Internacional do Meio Ambiente. Durante a semana, a Prefeitura Municipal de Rosário do Sul promoveu diversas ações alusivas à conscientização sobre o tema. Prevenção quanto à proliferação do mosquito Aedes Aegypti, causadora da dengue e outras doenças, também foi abordada entre as atividades.

Na segunda-feira (3) os alunos das escolas Barão do Rio Branco, Oliverio Taddeo e Tia Elis realizaram uma visitação na estação de tratamento de esgoto na Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN). No dia seguinte, terça-feira (4), os estudantes da escola Alice Pando tiveram palestras sobre saneamento em áreas rurais, com agentes da Corsan, e poluição do ar, com funcionários do Departamento do Meio Ambiente. Além de palestras, aconteceu o plantio de mudas nativas.

Leia mais notícias da editoria Cidade

Já na quarta-feira (5), a manhã foi de palestras sobre saneamento básico, resíduos sólidos domiciliares e oficina de compostagem para os alunos das escolas Barão do Rio Branco, Oliverio Taddeo, Leão Warren e Coronel Sabino.

Oficina ensinou como fazer uma composteira com material reciclável

Dando início às palestras, Josiele Madeira de Oliveira, agente de tratamento de água e esgoto da Corsan, e Jovane Soncini, gestor da Corsan em Rosário do Sul, falaram sobre o processo e tratamento da água e do esgoto realizado na cidade. Também abordaram sobre as doenças ligadas a falta desse tratamento.

A palestra sobre resíduos sólidos foi com a bióloga do município, Letícia Souto. Ela apresentou práticas que podem ser desenvolvidas em casa para causar menos poluição, como a compra de produtos com menos embalagem e embalagens recicláveis, separação dos resíduos, entre outros. Em Rosário do Sul, todo o lixo recolhido é encaminhado à Santa Maria. No entanto, há a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (ACMRS), que recolhem principalmente papelão e pet.

 

A manhã de palestras foi finalizada com uma oficina de compostagem, com a bióloga e educadora ambiental da escola Tia Elis, Marciéle Grevinell. Ela discorreu sobre a importância de fazer a ciclagem correta dos resíduos orgânicos, já que estes correspondem a 67% do lixo total produzido diariamente nas residências, conforme a professora. Marciéle explicou aos estudantes que se os resíduos não forem encaminhados da forma correta, o ciclo do orgânico não será completo e se tornarão contaminantes juntos aos outros resíduos. Logo após ela ensinou na prática a como fazer uma composteira com material reciclável, com terra e minhoca, tendo somente o custo da compra de uma torneira. Ao final, uma composteira foi sorteada entre as escolas presentes, sendo a Oliverio Taddeo a vencedora.

Ainda na quarta-feira (5) à tarde, a Corsan, a Vigilância Sanitária (Visa), o Departamento do Meio Ambiente e os alunos do 4º ano da Escola Tia Elis, estavam na Praça Borges de Medeiros prestando orientação à comunidade rosariense. Além disso, a Visa estava entregando repelentes.

Escolas infantis do município distribuíram, em residências e estabelecimentos comerciais, material informativo sobre a prevenção quanto à proliferação do mosquito transmissor da dengue através das Patrulhas Escolares. A atividade faz parte o Projeto Todos Contra a Dengue.

Finalizando a semana de atividades alusivas ao meio ambiente, nesta quinta-feira (6) palestras sobre os temas citados e visitação à estação de tratamento de esgoto da Corsan foram realizadas com as escolas municipais de ensino fundamental.

Reportagem e fotos: Larissa Hummel / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top