Você Está
Início > Notícias > Cidade > Acúmulo de lixo e entulhos preocupa moradores do bairro Centenário

Acúmulo de lixo e entulhos preocupa moradores do bairro Centenário

Moradores da região do bairro Centenário, zona oeste da cidade, estão preocupados com o acúmulo de entulho e lixo, já que se proliferam insetos e até roedores.  Contatada, a Secretaria de Obras – que já efetua limpeza no outro extremo da cidade – irá realizar o serviço a partir da semana que vem.

Uma moradora da região procurou a Gazeta para registrar o caso. Ela, que preferiu ficar no anonimato, relata que restos de árvores, madeira e lata, além de lixo orgânico, como restos de melancia, e garrafas abertas com resto de água estão causando transtorno para toda a vizinhança nas ruas Centenário e Manoel da Nóbrega, no bairro Centenário.

Ela ainda afirma que o mesmo problema se repete em outros pontos da região, mas que o lixo localizado próximo à sua casa se encontra assim desde o início do ano, há mais de 15 dias. De acordo com a moradora, a prefeitura iniciou a limpeza no local, mas não houve continuidade. Ela foi até a prefeitura , mas não obteve retorno.

“Tem restos de melancia, fora o entulho de todos os tipos, gerando moscas e mosquitos. A vizinhança colocou mais lixo, inclusive garrafa com água. Pedi o apoio de todos para a retirada do lixo, pagando um carroceiro, mas eles não quiseram”, explicou. O cheiro é forte, seja na hora do almoço ou quando se sai com a família para tomar chimarrão na frente de casa. “Ontem estava sentada observando os ratos andando no lixo e comendo restos de melancia” lamentou a moradora, que espera uma atitude.

Em outros pontos da cidade existe o acúmulo de lixo, até mesmo de eletrodomésticos estragados, que são jogados por moradores na via pública, incluindo a Rua das Flores e Rua Honório Lemes, ambas no bairro Primavera.

O que diz a Secretaria de Obras

Em período de transição desde o início do ano, com a mudança em sua titularidade – que deve passar para o então vereador Adriano Dornelles (DEM) – a Secretaria de Obras Urbanas foi procurada pela reportagem da Gazeta. Segundo o secretário José Abrelino Antunes, mesmo não sendo dever da prefeitura a tarefa de retirar entulho e restos de obras produzidos por moradores, o serviço é feito pela Secretaria. Ele destaca que na semana que vem deve reiniciar o trabalho de retirada, mas lembrou que não apenas no bairro Centenário possui esse tipo de acúmulo, como é o caso da Ana Luiza, na zona leste,  onde a equipe estava realizando o trabalho nesta semana.

O secretário recordou que as pessoas devem ter o cuidado de não colocar entulhos e restos de móveis e eletrodomésticos em via pública, pois em outros lugares cada um cuidaria do lixo que produz, contratando empresas privadas com caminhões e contêineres, ou um autônomo com carroça. “Muitas pessoas não ajudam e assim que retiramos, colocam o lixo novamente. Então sempre existe este problema na cidade, já que o entulho é de responsabilidade de quem o produz”, explicou o secretário Antunes.  A ideia é que cada morador dê destino apropriado a seus entulhos, com um trabalho que começa com a conscientização da comunidade.

SAIBA MAIS – A responsabilidade legal da Administração Municipal é apenas a retirada do lixo doméstico, feita por uma empresa terceirizada que passa com os caminhões do lixo regularmente nos bairros e no centro da cidade.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top