Você Está
Início > Notícias > Cidade > INMet alerta para aumento de chuvas no último trimestre do ano

INMet alerta para aumento de chuvas no último trimestre do ano

Os três últimos meses de 2018, especialmente na região oeste do Rio Grande do Sul, devem ser marcados pelo aumento de chuvas. A projeção do Instituto Nacional de Meteorologia (INMet) aponta para a confirmação do evento El Niño fraco, que aumenta na primavera. Estas configurações favorecem a intensificação da circulação nos baixos níveis da atmosfera, transportando mais umidade da região Norte para o Sul do Brasil, aumentando as chuvas.

A variação no padrão de precipitação influencia diretamente no padrão de temperatura, especialmente as diurnas (máximas). A análise detalhada do modelo estatístico (CPPMet/UFPel) mostra, para os meses de novembro e dezembro, chuvas acima do padrão climatológico em todas as regiões, com destaque para a parte oeste do Estado.

Leia mais notícias da editoria Cidade

Durante o mês de janeiro são esperadas precipitações predominando dentro do padrão normal na maior parte do Estado. O modelo mostra, ainda, temperaturas mínimas um pouco acima na metade sul e dentro do padrão na metade norte do Estado.

O prognóstico para as temperaturas mínimas indica, para o mês de novembro, o predomínio de temperatura pouco acima da média no nordeste e dentro do padrão nas demais regiões do Estado. Já sobre as temperaturas máximas, o modelo indica temperaturas médias mensais pouco acima do padrão no oeste e noroeste do Estado.

Durante o mês de dezembro são esperadas temperaturas máximas mensais oscilando dentro do padrão climatológico na maior parte do Estado. São esperadas temperaturas pouco abaixo do padrão climatológico na metade oeste do Estado.

Foto: Renato Moraes / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top