Você Está
Início > Notícias > Cidade > Alerta de tempestade para o RS e SC

Alerta de tempestade para o RS e SC

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou mais um boletim de aviso de instabilidade, desta vez referente ao Rio Grande do Sul, Santa Catarina e uma pequena porção do Paraná. O aviso refere-se à madrugada e toda a quarta-feira, dia 24 de janeiro.

O aviso aponta tempestade com grau de severidade de perigo (alerta laranja), o segundo de quatro níveis emitidos pelo INMET. O principal é o vermelho, que significa grande perigo. Os outros dois são o amarelo (perigo em potencial) e verde (nada previsto).

A previsão de chuva divulgada pelo INMET indica 30 a 60mm ou 50 a 100 milímetros, com ventos intensos de 60 a 100km/h e queda de granizo. Existe também risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

Em caso de rajadas de vento, recomenda-se não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. A recomendação é também não estacionar próximo a torres de transmissão e placas de propaganda.  “Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)”, informa o aviso do Instituto Nacional de Meteorologia.

Além deste aviso, outro ocorreu na segunda-feira (22) referente a esta terça (23), com grau laranja (perigo).  O vencimento dele seria para às 18h, com abrangência da metade norte do Rio Grande do Sul, com risco de chuva  e ventos intensos de até 100km/h e queda de granizo.

A Defesa Civil também alertou para risco de temporais nesta terça-feira.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top