Você Está
Início > Notícias > Cidade > Inmet e MetSul alertam para tempo severo no fim de semana

Inmet e MetSul alertam para tempo severo no fim de semana

Os principais institutos de meteorologia estão alertando desde o início da semana para condições perigosas de tempo severo entre a sexta-feira (28), sábado (29) e domingo (30), entre Argentina, Uruguai e Rio Grande do Sul. O MetSul Meteorologia e o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgaram alertas para as condições climáticas com intensas áreas de instabilidade.

O MetSul divulgou nesta sexta-feira (28), alerta para tempo severo, quando estão se formando intensas áreas de instabilidade no Centro Argentino, que devem se potencializar durante a madrugada de sábado (29). A nota alerta para chuva torrencial, com raios, queda de granizo e fortes rajadas de vento em diversos locais dos países vizinhos.

O boletim indica ainda que os temporais devem avançar para o Rio Grande do Sul. “Há alerta de tempo severo da MetSul para o Estado neste fim de semana. Ainda da tarde pra noite do sábado, linha de tempestades afetará o Oeste e Sul gaúcho, alcançando a maioria das regiões na primeira metade do domingo. Os temporais serão precedidos por muito calor”, conclui a nota.

Alerta do INMET mostra que a primeira tempestade atingirá fronteira e Rosário ainda neste sábado

Leia mais notícias da editoria Cidade

Já o INMET emitiu na manhã desta sexta-feira (28), alerta de tempestade com grau laranja para a fronteira com o Uruguai. Conforme o alerta, a tempestade deve ter início na noite de sábado (29), com finalização na manhã de domingo (30). A chuva deve ficar entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 a 100 milímetros por dia; além de ventos intensos de 60 a 100km/h e queda de granizo. Ainda há riscos de corte de energia elétrica, estragos em plantações, quedas de árvores e alagamentos.

O INMET instrui que em caso de rajadas de vento, as pessoas não devem abrigar-se debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Além disso, não estacionar veículos próximos a torres de transmissões e placas de propaganda e, se possível, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Mapa de enchentes do MetSul mostra que região de Rosário e grande parte do RS terá chuvas de 150 a 300mm entre 24/9 até 04/10

Rio Santa Maria está acima do nível

O MetSul havia advertido que no início da primavera haveria enchentes na região. A tendência é de que até os primeiros dias de outubro, a chuva seja de mais de 100 milímetros no Rio Grande do Sul com acumulados de 200 a 300 milímetros em uma extensa área e volumes acima de 300 em alguns pontos. “São volumes equivalentes a 150% a 200% da média histórica de chuva de setembro inteiro em apenas dez dias. Isso levará a cheias de rios e consequentes inundações”, diz a nota.

Em Rosário do Sul, o rio Santa Maria estava com nível de cinco metros e 20 centímetros acima da média na manhã desta sexta-feira (28), conforme medição diária feita pelo rosariense Paulo Silva. As águas já tomavam conta de parte da Avenida Adil Bentes e o camping ficou submerso.

Reportagem: Julio Lemos / Gazeta de Rosário
Foto em destaque: Renato Moraes / Gazeta de Rosário

Reprodução

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top