Você Está
Início > Notícias > Cidade > Alunos participam de I Concerto Didático em Rosário do Sul

Alunos participam de I Concerto Didático em Rosário do Sul

Nesta quarta-feira (17) os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Oliveiro Thaddeo participaram do I Concerto Didático com os acadêmicos de música da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Yuri Covalesky e Adriane Diniz. A atividade faz parte da programação da 37ª Feira do Livro de Rosário do Sul.

Os acadêmicos apresentaram uma música ao público. Logo em seguida, Covalesky explicou aos estudantes o que é música, apresentou os elementos que a constituem e falou sobre a relação de sociedade e música historicamente. Adriane explanou como é composta uma orquestra. Ambos expuseram músicas clássicas para ilustrar as falas.

Leia mais notícias da editoria Cidade

O concerto é uma atividade extracurricular, e visa difundir a produção dos estudantes do curso de música da UFSM. “O normal é que a gente estude e acabe mostrando as nossas peças no final do semestre para uma banca de professores ou para um auditório composto essencialmente por alunos do curso. A produção fica muito retida nos muros da faculdade, por isso, esse recital foi idealizado”, disse Yuri Covalesky, rosariense estudante de bacharel em piano da universidade.

Acadêmicos palestraram para os estudantes da Escola Oliveira Thaddeo

Para Covalesky, falar sobre música com os jovens é importante, pois o tema é interdisciplinar. “Quando falamos em música não tem como não falar em história, sociologia e filosofia. É muito saudável porque isso ajuda até a fixar as outras matérias que são muito importantes na formação do cidadão”, disse Covalesky. Além disso, ele salienta que ao estudar música, é possível entender mais sobre o meio o qual está inserido e até sobre si mesmo.

Sobre os músicos

Yuri Vilanova Covalesky é rosariense e iniciou seus estudos de piano aos dez anos de idade em sua cidade natal. Em 2015 ingressou no curso de bacharelado em piano na UFSM. Em 2017 foi convidado a fazer intercâmbio na USP em São Paulo – SP, e apresentou recital solo no Auditório Olivier Toni.

Adriane Gehrcke Diniz é santamriense e acadêmica desde 2015 do curso de bacharelado em oboé na UFSM. Em 2017 participou do I Encontro da Associação Brasileira de Palhetas Duplas em João Pessoa – PB. Atualmente é oboísta da Orquestra Sinfônica de Santa Maria.

Covalesky e Adriane são acadêmicos da UFSM

Reportagem e fotos: Larissa Hummel / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top