Você Está
Início > Notícias > Geral > Após 20 dias, volta a chover em Rosário do Sul

Após 20 dias, volta a chover em Rosário do Sul

Após 20 dias e quase três semanas, voltou a chover na região de Rosário do Sul nesta sexta-feira (23). Um sistema de instabilidade chegou pelo Uruguai trazendo um considerável volume de chuva para a região que já sente os efeitos do La Niña, fenômeno que deixa irregular as precipitações no sul do Brasil.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu aviso de chuva para esta sexta-feira com volumes de 20 a 30 milímetros por hora e de até 50mm por dia para toda a fronteira do RS com o Uruguai.

A última chuva em Rosário havia ocorrido no dia 3 de outubro, com 33mm. Em locais como o Farrapo, no Campo Seco, até às 9h30 da manhã desta sexta o volume era de 28,8mm. A estiagem já deixava seus sinais nos dois rios da cidade, como o Ibicuí da Armada, na região conhecida como Caixão totalmente visível e segundo o Hidroweb, o nível do rio Santa Maria na região da ponte Marechal José de Abreu era de -37 centímetros abaixo do nível normal que é de 1 metro e 20 cm.

Leia mais notícias da editoria Cidade

Conforme o Canal Rural, o La Niña está consolidado, mas ainda não atingiu seu ápice. A falta de regularidade das chuvas preocupa no Brasil. O La Niña deve durar até 2021 e impactar não só a safra de verão como também a segunda safra do milho. De acordo com o meteorologista da Somar, Desirée Brandt, o ápice do La Niña deve ocorrer na virada do ano. A região sul também enfrenta estiagem preocupante, amenizada um pouco com a chuva desta sexta.

O La Niña é um fenômeno natural oposto ao El Niño e consiste na diminuição da temperatura da superfície das águas do Oceano Pacífico Tropical Central e Oriental. Sua ocorrência gera uma série de mudanças significativas nos padrões de chuva e temperatura ao redor da terra. Sua causa na América do Sul e no sul do Brasil trás estiagens por vezes prolongadas ou curtas.

O volume total de chuva até o dia 03/10 em Rosário foi de 1.201,5mm em 2020.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top