Você Está
Início > Notícias > Geral > Após calor e forte chuva, frio retorna com força para a região

Após calor e forte chuva, frio retorna com força para a região

Em menos de uma semana, os gaúchos sentiram a brusca mudança de temperaturas que foram próximas de 30°C para mínimas chegando perto de zero nesta sexta-feira (26). Uma frente fria trouxe chuva que ultrapassou os 100 milímetros na quarta para quinta-feira. Após houve o ingresso de um ar polar que derrubou as temperaturas.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de declínio da temperatura com grau de perigo, quando o índice é maior que 5°C, o qual confirmou-se já na quinta-feira, com acentuada diminuição da temperatura. Essa diminuição causa inclusive risco à saúde.

Leia mais notícias da editoria Geral

Conforme o observatório Clima Rosul, de Rosário do Sul, é o início de longo período de frio. “Os próximos dias e na primeira quinzena de julho, as temperaturas serão baixas. Alguns dias serão de frio muito intenso. Sexta, sábado e domingo são esperadas mínimas abaixo dos 5°C em muitos municípios gaúchos”, diz a nota, que encerra afirmando que em alguns locais do RS as marcas podem ser negativas.

Antes do primeiro frio de inverno, estação que iniciou dia 20, houve onda de calor que deu marcas próximas de 30°C em locais do RS. O calor vindo do norte do Brasil precedeu ao ingresso de uma frente fria que causou fortes chuvas entre a quarta e quinta-feira (25). O acumulado na zona norte de Rosário do Sul foi de 125mm, enquanto que na zona sul, na estação do Clima Rosul, foi de 85mm.

Conforme os registros na zona norte de Rosário do Sul, a chuva acumulada somou, somente em junho, o total de 237 mm e o total de 826,5 no ano de 2020.

Foto: INMET / Divulgação

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top