Ícone do site Gazeta de Rosário

Art e Vida com o pé na estrada inicia suas ações em live na cidade

O Médico Camponês, espetáculo infantil do Art e Vida Teatro 24 anos, ilustram as ações do projeto art’&vida com o pé na estrada, projeto realizado com recursos da lei nº 14.017/2020 Lei Aldir Blanc, com apoio do governo do município de Rosário do Sul, Administração 2021-2024. Apresentou na noite do dia 13 de março uma live, no Teatro João Pessoa, com a participação dos professores da rede pública municipal e uma assistência de mais de dois mil internautas, com a participação das mais variadas cidades do Estado. O espetáculo obteve a parceria da SMEC – depto cultural, Teatro João Pessoa e assessoria de imprensa do município.

Da técnica:Direção Geral – Antônio Carlos Brunet – IN MEMORIAN, Diretores adjuntos – Paulo Evandro Costa e Lisiani Porto, Atuadores- Lisiane Porto e Paulo Evandro Costa, Cenário, Figurino, Adereços – Evandro Costa, Contra regra e Maquiagem – Matheus Zambrano, Operadora de Sonoplastia – Naony Fernandes, Operadora de Iluminação – Bruna Izaguirry , Trilha criada especialmente para o espetáculo por Jadson Silva, Direção de Produção Fábio Cunha.

 “Valorizar e fortalecer a expressão teatral rosariense e brasileira, bem como possibilitar sua democratização e acessibilidade”.

O grupo Teatral Art`& Vida completará 24 anos em maio 2021.  E Em 2020, ano que um vírus parou o mundo e principalmente a cultura. O Art`& Vida está localizado no  interior do Rio Grande do Sul, na cidade de Rosário do Sul. O grupo vem a anos fazendo sua trajetória e percorrendo toda a região sul do país. Traz na bagagem diverso espetáculos e produções. Entre os destaques estão o espetáculo infantil “O Médico Camponês”. Que fará a ilustração desta live.

O Médico Camponês é uma livre adaptação de uma farsa medieval do grande dramaturgo Molière, o clássico “Médico à Força”, baseada nessa historia, Marcia Frederico escreveu ”O Médico Camponês”. Através do espetáculo, aborda vários tópicos relacionados ao “modus vivendi” do ser humano contemporâneo tais como suborno, falsidade ideológica e, principalmente, a violência contra a mulher, mola propulsora da ação que o espetáculo propõe, inserindo atos da atualidade adaptados ao texto.  A montagem é dirigida ao público infantil e para toda a família em todos os seus formatos.

Usando o texto de Márcia Frederico como pretexto, Antonio Carlos Brunet, Paulo Evandro Costa e Lisiane Porto, juntamente com o Grupo de Teatro Art & Vida, de Rosário do Sul, lança mão desta história secular, para, através de sua atualização, discutir e refletir sobre problemas contemporâneos, tais como corrupção, falsidade ideológica e, principalmente, a abominável ameaça que permeia o cotidiano de milhares de famílias espalhadas no mundo inteiro: a violência doméstica contra a mulher. O espetáculo expõe, de maneira lúdica e didática essa ferida aberta no seio de nossa sociedade, acendendo um sinal de alerta com relação a tal questão, e reforçando a existência da Lei Maria da Penha, que veio amparar as vítimas de tal atrocidade, e que, muitas vezes, não é acionada o quando/quanto se faz necessária.  Esta ação contou com o apoio: grupo de teatro Art’&Vida, ki-suco som e luz e sr. Inocêncio, jornal gazeta de rosário e Aita net – tecnologia sem fronteiras. Rogério Cardoso – Momento Vip. A gravação desta live será respostada novamente nos espaços virtuais da prefeitura de rosário do sul e na página do art’&vida teatro. nos dias – 14 de abril, 20 e 21 de abril. Durante a apresentação as equipes de som, luz, filmagem e contra regragem do art e vida teatro, todos com máscaras, distanciamento e prevenção contra o Covid-19.