Você Está
Início > Notícias > Cidade > Art’&Vida é homenageado pelos 20 anos de arte e cultura em Rosário do Sul

Art’&Vida é homenageado pelos 20 anos de arte e cultura em Rosário do Sul

Foi realizada na sexta-feira (12) a Sessão Solene em comemoração aos 20 anos do Grupo de Teatro Art’&Vida e aos 18 anos do Festival Internacional de Teatro Rosário em Cena. O ato foi uma proposição da vereadora Maria Eugênia (PDT). Na celebração, os integrantes do grupo foram agraciados com certificados alusivos ao trabalho desenvolvido em prol da arte em Rosário do Sul.

Breve em sua fala, a vereadora Maria Eugênia agradeceu a dedicação dos membros do grupo ao longo dos 20 anos de trajetória. “O currículo de cada um de vocês é vitorioso por levar cultura através da arte”, destacou.

Diretor do Art’&Vida, Paulo Evandro Costa. Foto: Natalia Apoitia / Gazeta de Rosário

Diretor do grupo destaca a importância social da arte

Vereadora Maria Eugênia (PDT) propôs a Sessão Solene. Foto: Rogério Cardoso / Momento Vip

Para o diretor do Art’&Vida, Paulo Evandro Costa, o cidadão deve ser instrumentalizado com ações culturais e educacionais para que possa entender as dificuldades do dia a dia. O diretor agradeceu à comunidade pelo incentivo e crescimento pessoal que os desafios da caminhada teatral proporcionaram. Ele falou também sobre a interação entre classes dentro do universo do teatro, universo que une médicos e periferia em um só lugar. “Vencemos o preconceito em cada dia, em cada doação recebida, em cada texto decorado”.

Costa falou sobre a valorização do Teatro João Pessoa. Ele acredita que essa prática deve ser lema e missão para cada rosariense. “Aquele espaço foi Câmara, foi Arquivo Municipal, é parte de nossa história”. O diretor ainda destacou a necessidade da criação, pelo governo municipal, de políticas públicas que fomentem e assegurem a cultura. “Não vim aqui para criticar, mas faltou incentivo fiscal para a arte. Somos conhecidos na Bolívia, na Colômbia. O Art’&Vida leva o nome de Rosário além-mar”, afirma.

Ele não nega as dificuldades dos 20 anos do grupo, mas faz questão de dizer que a satisfação e o aprendizado compensam.“Não enriquecemos financeiramente, mas somos milionários na essência e no conhecimento. E isso, ninguém nos tira”.

Incentivo de políticas públicas

O chefe de gabinete do deputado federal Afonso Motta (PDT), Lino Furtado, relembra que o teatro sempre fez parte da vida da humanidade e, apesar dos obstáculos e preconceitos que ainda enfrenta, não pode fraquejar. “Fazer teatro nas metrópoles do Brasil não é fácil, ainda mais nas pequenas cidades do Rio Grande do Sul”, afirma. Contudo, ele diz que é necessário buscar políticas e recursos, pois eles existem na esfera federal. Furtado ainda destaca que a maior dificuldade enfrentada pela arte é o preconceito, “reflexo de uma sociedade intolerante que não investe na cultura”. O assessor ressalta que arte, cultura e teatro fazem parte da evolução da história.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top