Você Está
Início > Notícias > Cidade > ASCAR/RS-Emater realiza 1° Dia de Campo Socioassistencial em Rosário do Sul

ASCAR/RS-Emater realiza 1° Dia de Campo Socioassistencial em Rosário do Sul

A equipe da ASCAR/RS-Emater realizou na quarta-feira (25), o 1° Dia de Campo Socioassistencial, envolvendo público da comunidade e visitantes de várias localidades do município. Participaram do evento em torno de 100 pessoas, incluindo moradores da região, representantes das Secretarias Municipais de Assistência Social, Agricultura e Educação, Setor de Nutrição, a coordenadora do CRAS, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, presidente da Associação da Divisa, alunos da Escola Fundação Bradesco, acompanhados de professores, além de técnicos da ASCAR/RS-Emater de Porto Alegre e Regional Bagé.

O evento aconteceu nas propriedades de Maria Cândida Nunes Costa e de Matheus Flores. O objetivo deste dia era mostrar os resultados das atividades que a equipe da ASCAR executa na comunidade, visando a inclusão social e produtiva das famílias rurais; além da defesa e garantia de seus direitos, através de uma ação planejada e continuada de trabalho.

O 1º Dia de Campo faz parte de um plano de trabalho que anualmente é apresentado e inscrito no Conselho Municipal de Assistência Social. Ele envolve quatro localidades do município (Assentamento Potreiro Grande, Comunidades Quilombolas Rincão dos Negros e Rincão da Chirca e Divisa), totalizando 55 famílias atendidas.

As atividades tiveram início às 14h, com a abertura do evento e apresentação da propriedade de Maria Cândida, onde a extensionista social, Ângela Binsfeld, falou do Programa Socioassistencial desenvolvido na comunidade e do Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar, aplicado na residência. Este programa visa promover a gestão ambiental, social e econômica nas unidades de produção familiares selecionadas, buscando o desenvolvimento sustentável, através da criação de um plano de gestão da propriedade. O plano é criado a partir de dados coletados através de diagnósticos sociais, ambientais e econômicos, que mostram as potencialidades e fraquezas da propriedade, bem como as principais necessidades e anseios da família.

Leia mais notícias da editoria Cidade

Ainda na ocasião, o extensionista Moacir Bonotto, falou sobre Políticas Públicas que foram implementadas na localidade, dentre elas: crédito rural, Programa Nacional de Alimentação Escolar, Fundo Estadual de Apoio ao pequeno estabelecimento Rural, Declaração de Aptidão ao Pronaf, Patrulha agrícola e Programa Nacional de Habitação Rural, exemplificando e orientando sobre as formas de acesso.

Atividades foram realizadas no interior do município

Na oportunidade, o vereador Rogério Ustra também fez um resgate sobre a execução do Programa Nacional de Habitação Rural na comunidade, onde a família de Cândida foi uma das beneficiadas. Ele foi coordenador do programa e falou sobre o processo inicial, as dificuldades, a importância da união da associação para cumprir as etapas e o processo final, com a tão sonhada conquista da casa própria.

Após as palestras, foi servido um lanche com produtos da agricultura familiar, com pães, bolos, chimias doces, queijo colonial e temperado, requeijão e milk shake caseiros, águas aromatizadas com frutas e limonada com hortelã.

A segunda parte das atividades do Dia de Campo teve início às 16 horas, na propriedade de Matheus Flores, onde foram abordados temas sobre juventude rural, sucessão familiar e mercados institucionais. Matheus apresentou seu trabalho com horticultura, falou sobre a importância de sua formação como técnico agropecuário para desenvolver as atividades, falou sobre as dificuldades iniciais na atividade, necessidade de planejamento e foco para o sucesso da produção. Hoje, ele comercializa tempero-verde, couve e espinafre em mercados locais e para alimentação escolar. Também foi discutido sobre o papel dos pais na sucessão familiar e a importância de darem autonomia aos filhos para que possam desenvolver atividades e se sustentar na propriedade.

Fonte e fotos: ASCAR / RS-Emater

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top