Você Está
Início > Notícias > Cidade > Associação das Pessoas com Deficiência ganha sede própria

Associação das Pessoas com Deficiência ganha sede própria

Foi realizada na noite da sexta-feira (18), a inauguração da sede própria da Associação das Pessoas com Deficiência de Rosário do Sul (ASSDEFDIROS), criada há 11 meses para auxiliar as pessoas com necessidades especiais e mobilidade reduzida. A inauguração contou com a presença de autoridades municipais e estaduais, bem como convidados.

Leia mais notícias da editoria Geral

A cerimônia teve a participação do presidente da entidade, Paulo Giovani da Rosa Torres, do Coordenador da Associação, Marco Retegue; o vereador Álvaro Gonçalves (PRB), que reservou um espaço em seu gabinete para o funcionamento provisório da entidade; além da presença do presidente do Legislativo, Elisando Paz (PP) e do vereador Glei Pacheco (PDT). Também esteve presente o santanense Richard Paz, do Projeto Chamados, realizado em Santana do Livramento, para auxílio de crianças carentes e a vereadora de Porto Alegre, Mônica Leal (PP).

O coordenador da Associação, Marco Retegue, comentou o trabalho realizado por eles. “A associação já era realidade e damos segmento com nosso próprio espaço. (…) Estamos à disposição das pessoas que precisam de um apoio, de um auxílio”, explicou.

Convidados, vereadores Álvaro Gonçalves, Elisandro Paz e Glei Pacheco com a diretoria da ASSDEFIROS

Paulo Giovani Torres, presidente da Associação, destacou que o número de pessoas atendidas é crescente. “É uma satisfação para mim estar como presidente, atuando e inaugurando a sede própria. É um compromisso nosso trabalhar pelos deficientes de Rosário e região”, ressaltou.

Além do apoio do Executivo e Legislativo, a entidade conta com o comércio local e clubes de serviço. Entre as metas previstas para o futuro, a associação deve buscar apoio para que os deficientes tenham convênios com traumatologistas, fisioterapeutas e fonoaudiólogos, bem como atendimento médico ambulatorial, doações de cadeiras de rodas, muletas, medicação e fraldas geriátricas. “Vamos atender toda a população com deficiência, não só em um nível e sim todas as deficiências. O trabalho é árduo, mas gratificante”, declarou o presidente.

Leia mais notícias da editoria Cidade

O vereador Álvaro Gonçalves (PRB) também comentou a inauguração. “Hoje fico muito feliz de ver a Associação das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida se tornando realidade. Isso para nós é gratificante não tem preço. (…) Hoje é um dia de muita alegria para todos nós e quem ganha são as pessoas atendidas pela entidade”, concluiu Álvaro.

A Associação funciona de segunda a sábado das 8h às 12h e das 14h às 18h, na rua Barão do Cerro Largo, 2089, bairro Santo Antônio.

Sede própria da ASSDEFIROS, na Barão do Cerro Largo 2089, esquina Dos Andradas, bairro Santo Antônio, próximo da praia

SAIBA MAIS – A ASSDEFIROS foi criada em 2017 tendo sua sede provisória no gabinete do vereador Álvaro Gonçalves. Dentre as atividades já desenvolvidas, estão uma audiência pública que tratou da segurança e da criação da “Patrulha da Acessibilidade”, quando a Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para pessoas com deficiências e com altas habilidades do RS (FADERS), que objetiva a conscientização da comunidade rosariense em auxiliar os deficientes, para que tenham acesso em espaços públicos. Além disso, no início do ano, foi realizado pela Faders, o projeto “Praia Acessível”, que proporcionou a deficientes acamados, ter o contato com a praia das Areias Brancas, além de banharem-se no rio Santa Maria com total segurança e uso de uma cadeira de rodas anfíbia.

Reportagem e fotos: Julio Lemos / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top