Você Está
Início > Notícias > Cidade > Atingidos pelo temporal também sofreram com interrupção de serviços de energia elétrica e de abastecimento de água

Atingidos pelo temporal também sofreram com interrupção de serviços de energia elétrica e de abastecimento de água

Dentre as consequências da tempestade que atingiu Rosário do Sul e o estado na madrugada da última quinta-feira (19), além dos danos em prédios e residências, está a falta de energia elétrica e a consequente interrupção no abastecimento de água. Tanto a RGE Sul como a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) não divulgaram número de clientes afetados, mas relatos dão conta que praticamente toda a cidade teve, após o temporal, problemas com estes fornecimentos. Em contato com a Gazeta, as concessionárias informaram que o funcionamento já foi restabelecido quase que em sua totalidade, e que apenas casos isolados estão sendo atendidos agora.

Conforme a RGE Sul, desde o começo da semana a concessionária estava com equipes distribuídas no Estado para atuar neste período de adversidade climática, e que organizou um regime de força-tarefa para restabelecer a energia no menor tempo possível. Para isso, trabalhou em conjunto com Defesa Civil e poder público de cidades, já que, segundo eles, muitos locais estavam alagados ou com árvores tombadas em vias de acesso, o que impediria o deslocamento das equipes operacionais.

De acordo com o primeiro levantamento obtido em inspeções na rede, pelo menos 70% das ocorrências estão relacionadas à vegetação, seja por árvores que tombaram sobre o cabeamento ou galhos lançados pela força dos ventos na rede de distribuição.

Já a Corsan informou que o motivo da interrupção do abastecimento de água é consequência da falta de energia elétrica para que as bombas levem o recurso hídrico aos imóveis. Geradores foram usados para resolver o problema momentaneamente. A concessionária também não possui levantamento se houve danos em sua rede devido ao temporal.

Reportagem: Caroline Motta / Gazeta de Rosário
Fotos: Rhayza Moreira / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top