Você Está
Início > Notícias > Cidade > Passeio ciclístico, premiações e mateada marcaram os 142 anos de Rosário do Su

Passeio ciclístico, premiações e mateada marcaram os 142 anos de Rosário do Su

O feriado municipal desta quinta-feira (19) marcou o aniversário de Rosário do Sul, que comemorou seus 142 anos de emancipação político administrativa com diversas atividades. Na Praça Borges de Medeiros, foram realizadas ações como mateada, passeio ciclístico e entrega de premiações de atividades realizadas ao longo da semana.

O passeio ciclístico “Abraçando a Cidade” reuniu mais de 500 participantes de todas as idades. A promoção foi do programa Arquibancada da Rádio Caverá FM, com apoio da Loja Quero-Quero que doou uma bicicleta nova que foi sorteada no final do evento, entre os participantes inscritos. Também receberam medalhas os professores e alunos da rede municipal que participaram dos jogos alusivos ao aniversário da cidade.

A vencedora do sorteio foi a aluna do Plácido, Luiza Fialho

As primeiras crianças premiadas foram do Concurso de Desenho, que englobou alunos de 3º ao 4º ano. Foram premiados a aluna Riane Lemes Lima, que faz o 3º ano na escola Padre Ângelo Bartelle; Murilo Souto Braga, do 4º ano da escola Tia Elis; e Davi Acosta Barbosa Silva, que é aluno do 5º ano do Coronel Sabino.

Após foi divulgado o nome da vencedora do concurso de Redação “Rosário do Sul 142 anos construindo sua história”, que selecionou alunos do 9º ano de escolas do município. A aluna da Escola Municipal Leão Warren, Natália de Medeiros da Silva, de 14 anos ficou com o primeiro lugar após escrever uma narrativa de sua avó, Arlete Medeiros, que contou para ela suas memórias sobre a cidade. Ela leu a redação no palco da praça acompanhada da avó.

Mais de 500 participaram do passeio ciclístico Abraçando a Cidade

Os alunos participantes dos jogos escolares, feitos em frente à prefeitura, mesmo sem caráter de competição, subiram ao palco e foram premiados com medalhas. Também foram premiadas as equipes vencedoras da 2ª Gincana Rosul. A equipe vencedora foi “Leões da Educação”, da escola Leão Warren, que acumulou 2.698 pontos. A vice-campeã foi a equipe “Barões de Rosário”, com 2.623 pontos, representando a escola Barão do Rio Branco. Em terceiro lugar ficou “A Colmeia”, com 1.980 pontos, do Oliveiro Thaddeo; e em quarto lugar ficou a equipe “Grupo Rosul”, com 1.865 pontos ganhos, representando a escola Coronel Sabino.

Leia mais notícias da editoria Cidade

A gincana ocorreu no dia 18 de abril quando foram arrecadados 469 quilos de alimentos, que foram divididos para as creches Nadir Medina Monte, Albergue Municipal, Lar do Idoso São Francisco e Centro Terapêutico Desafio Jovem Esperança, cuja cerimônia de entrega aos representantes destas entidades, ocorreu na manhã desta sexta-feira (20), no Teatro Municipal João Pessoa.

Ao final das premiações, a prefeita municipal, Zilase Rossignollo Cunha, falou a respeito do aniversário do município e convidou a todos a cantar o tradicional “Parabéns a Você”.

-MATEADA – Ainda no dia 19 de abril, durante a tarde, foi realizada uma grande mateada-show, com um número considerável de público que lotou a praça Borges de Medeiros. Todos foram contemplados com erva-mate e água quente de graça e ainda assistiram o show da banca gospel “Tchê Ide”. Além do público presente, a festa contou com membros de várias igrejas da cidade.

Redação vencedora:

“Queridas recordações de minha Rosário do Sul”

Ainda guardo na memória aqueles vastos campos verdes, numa lavoura aos arredores do quartel, perto do Rio Santa Maria, onde cresci em uma simples e aconchegante casa de madeira.

Lembro-me como se fosse ontem, a cidade aos poucos se expandia, no início era apenas a Praça Borges de Medeiros e alguns estabelecimentos a sua volta, logo começaram a surgir as vilas, sendo a Vila Progresso uma das primeiras.

E como não lembrar da empresa Swift, que empregava grande parte da população rosariense, era para lá que os tropeiros levavam o gado, transportado pela rua das Tropas, hoje conhecida por rua Das Flores.

A construção da ponte Marechal José de Abreu, deu fim ao uso das barcas e trouxe mais oportunidades de emprego. Lembro-me do Hotel Quinze, primeiro hotel da cidade, sendo muito comentado pela população e também da escola Nossa Senhora do Horto, uma espécie de internato para meninos, coordenada pelas freiras, onde atualmente funciona a escola Tia Elis.

Muitas coisas e lugares modificaram, outras nem existem mais, mas tenho certeza que estarão presentes na minha memória e na daqueles que como eu viveram momentos felizes daquela época.

Agora, enquanto conto emocionada a minha neta sobre nossa Rosário do Sul, cenas de tempos inesquecíveis passam por minha mente, mas infelizmente posso revivê-las apenas nas lembranças.”

Nome: Natalia de Medeiros da Silva, 14 anos, Escola Municipal de Ensino Fundamental Leão Warren

*Texto baseado na entrevista com a Sra. Arlete Brasil de Medeiros, 72 anos, avó da aluna vencedora.

Reportagem e fotos: Julio Lemos / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top