Você Está
Início > Notícias > Cidade > Audiência pública debate Plano de Saneamento Básico

Audiência pública debate Plano de Saneamento Básico

Aconteceu nesta quarta-feira (21) a primeira audiência pública para tratar sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). O encontro aconteceu no Teatro Municipal João Pessoa e contou com a presença da população e de servidores do município.

A empresa contratada para a elaboração do Plano está buscando dados para o estudo que será realizado. Conforme a assessoria da empresa, o PMSB visa saber, planejar e projetar toda a problemática que envolve os quatro eixos da política nacional de saneamento e resíduos sólidos: sistema de abastecimento de água, sistema de esgotamento sanitário, sistema de gestão de resíduos sólidos e sistema de drenagem urbana. O plano terá como área de abrangência todo o município e deve ser revisado a cada quatro anos.

O engenheiro responsável, Eduardo Vargas, apresentou os quatro eixos do plano. Conforme dados apresentados, Rosário do Sul possui 34.781 habitantes em área urbana. Quanto ao sistema de abastecimento de água, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) é a operadora responsável pelo município. O volume estimado de consumo de água urbano é de 4.173,72m³ por dia e possui cobertura de água de 96,54% em todo município, conforme dados de 2016.

A empresa realizou entrevistas com a comunidade, entre os meses de setembro e outubro, para saber a opinião dos rosarienses sobre a água do município. 41,25% dos entrevistados revelaram haver falta de água em suas residências, 88,75% considera a água de boa qualidade e 26,25% disseram haver vazamentos.

Sobre o sistema de esgotamento sanitário, cinco mil residências são atendidas pelo sistema. São coletados, por ano, cerca de 180 mil m³ de volume de esgoto, restando mais de 800 mil m³ sem coleta.

Leia mais notícias da editoria Cidade

Quanto ao sistema de gestão de resíduos sólidos, o engenheiro apresentou dados sobre a produção de lixo no município. Por dia, Rosário do Sul produz 18,5 toneladas, o que corresponde a um volume médio de 555 toneladas por mês. O lixo é encaminhado ao aterro sanitário de Santa Maria. O lixo orgânico corresponde a 42% do lixo produzido, seguido de 21% de rejeitos e 14% de papel e papelão. O custo para o serviço de transporte e coleta dos resíduos urbanos gira em torno de R$ 190 mil por mês.

O questionário aplicado na comunidade constatou que 87,50% dos entrevistados reclamam de falta de coletas nos dias marcados. 71,25% dizem que a quantidade de dias de coleta é insuficiente. Além disso, 48,75% dos entrevistados afirmam que há disposição irregular de entulhos e resíduos da construção em sua rua.

Sobre o diagnóstico da drenagem urbana, os principais problemas do município são a carência de estrutura de drenagem, dispositivos de condução das águas de escoamento superficial (sarjetas, meios-fios, bocas de lobo) e dispositivos de condução subterrâneos (poços de visita, caixas de passagem, tubulação, bueiros e canais). Além disso, há áreas de alagamento e construções próximas a recursos hídricos. Dos entrevistados, 38,75% dizem que há pontos de alagamento em seu bairro. Sobre a origem dos alagamentos, 5% dizem ser do Rio Santa Maria e 48,75% pela falta de equipamentos de drenagem.

Relembre

Em agosto deste ano, a Prefeitura de Rosário do Sul assinou contrato com a empresa porto-alegrense Urbana Logística do Brasil LTDA, vencedora de licitação. Segundo assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal, o levantamento possibilita que a Corsan obtenha um melhor diagnóstico para a realização de investimentos relacionados à ampliação e manutenção do abastecimento de água e do esgotamento sanitário. Além disso, a assessoria destaca, conforme Ministério das Cidades, que os municípios que não apresentem o plano não podem receber recursos destinados à área.

Conforme o contrato, a empresa tem o prazo de dez meses, a partir do dia em que o mesmo foi assinado, em 21 de agosto, para entregar o plano. O investimento é superior a R$ 170 mil com recursos disponibilizados pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Próximas audiências

Quinta-feira (22)

  • Associação de Produtores Rurais do Campo Seco – 5º Distrito às 10h
  • EEEF Profª Emilia da Silva Prates às 19h

Sexta-feira (23)

  • EMEF Alice Pando (Caverazinho – 3º Distrito) às 10h

Segunda-feira (26)

  • EMEF Araci Vieira do Amaral (Touro Passo/6º Distrito) às 10h

Reportagem e fotos: Larissa Hummel / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top