Você Está
Início > Notícias > Cidade > Autismo é tema de palestra em Rosário do Sul

Autismo é tema de palestra em Rosário do Sul

Na manhã do último sábado (25) aconteceu, em Rosário do Sul, uma palestra que abordou sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA), com o neurologista infantil Luciano Hartmann. A ação é promovida pela Singular -Clínica de Aprendizagem e Desenvolvimento e foi realizada no Teatro Municipal João Pessoa.

Com o tema “TEA: Atualizando conhecimentos”, a palestra teve início com uma apresentação histórica sobre o transtorno. Logo após, o médico explicou que TEA “é um complexo distúrbio neurobiológico do desenvolvimento, definido em bases comportamentais, com um amplo espectro de manifestações clínicas”. O que pode ser caracterizado por prejuízos na interação social, na comunicação social (verbal ou não verbal) e por padrões restritos, repetitivos e estereotipados do comportamento, de interesses e de atividades, explicou o neurologista.

O palestrante também apresentou dados e pesquisas sobre o tema. Em 2014, um levantamento realizado por uma agência americana, denominada Centers for Disease Control and Prevention (CDC), apontou que a incidência de casos de crianças autistas era de uma a cada 59. Já em 2016, o índice foi elevado para uma a cada 40 crianças, uma em 26 meninos e uma a cada 93 meninas. “Antes eu atendia um caso por semana, hoje não passa um dia sem”, comentou o palestrante sobre o aparente aumento nos casos de autismo.

Leia mais notícias da editoria Cidade

Hartmann também falou sobre as causas, que podem ser genéticas ou ambientais. Além disso, abordou alguns sintomas que podem auxiliar a identificar o transtorno, pois, de acordo com ele, em geral se manifestam nos primeiros meses de vida.

Em entrevista à Gazeta, o neurologista relatou que o objetivo da palestra foi passar informações de qualidade, e destacou que é importante falar sobre o assunto não somente no mês de abril, quando se comemora o dia alusivo ao autismo. “Cada vez se fala mais e cada vez precisa ser mais falada. É aprender sobre isso todo o ano. Porque não é só naquele mês que as crianças e essas famílias precisam ser compreendidas e respeitadas.”, disse. Outro objetivo foi esclarecer informações que circulam na internet e muitas vezes não condizem com a verdade, como a substância MMS que estava sendo vendida com a promessa de cura do autismo.

Luciano Hartmann é neurologista infantil

Reportagem e fotos: Larissa Hummel / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top