Você Está
Início > Notícias > Cidade > “Bandas e fanfarras têm grande relevância para a vida escolar das crianças”, diz coordenador da Banda Saci de Rosário do Sul

“Bandas e fanfarras têm grande relevância para a vida escolar das crianças”, diz coordenador da Banda Saci de Rosário do Sul

Desde 2013, o dia 27 de março é conhecido como o Dia Nacional de Bandas e Fanfarras. Em Rosário do Sul, a data foi lembrada pelo fundador da segunda banda mais antiga do Estado, a Banda Musical Mirim Saci, criada em 29 de agosto de 1963 no município, por Getúlio Cremonini Veiga – que até hoje atua como coordenador.

“A presença de bandas e fanfarras no seio das escolas brasileiras, além da tradição, tem grande relevância para a vida escolar das crianças, além de ser uma iniciação à profissionalização musical e formação cultural. Em nosso país, os festivais de bandas e fanfarras contam com a participação apaixonada de estudantes e maestros, que em sua maioria prestam serviços sem remuneração”, explicou Getúlio Veiga. Ele parabenizou os membros das demais bandas de Rosário do Sul e região.

Em Rosário, além da Banda Saci, que completa 54 anos em 2017, existe a Banda do 4º Regimento de Carros de Combate (RCC), os grupos das Escolas Plácido de Castro, Carolina Argemi Vazquez (CIEP) e Banda Leão Warren. Também costuma se apresentar anualmente na cidade a banda da Escola São Pedro de Alcântara, com sede na Capela do Saicã, interior de Cacequi. A Escola Rio Branco teve uma banda com muitos anos de atuação, chegando a ser vencedora de vários concursos pelo RS, mas atualmente está desativada.

Segunda mais antiga do RS

Com 63 alunos e 53 anos, a Banda Saci realiza ensaios diariamente, das 17h às 18h, nas quadras do Instituto Estadual Deputado Ruy Ramos, onde está a sua sede. Veiga conta que a banda foi convidada e irá participar de um concurso estadual, que ocorrerá em Santa Maria no mês de novembro.

Em relação ao tempo de atividade no Estado, a Banda Saci fica atrás somente da Banda Marcial do Colégio Manoel Ribas “Maneco”, de Santa Maria – que no ano passado comemorou seus 60 anos de atividades.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top