Você Está
Início > Notícias > Destaque > Bicampeão mundial João Derly ministra seminário de Judô em Rosário

Bicampeão mundial João Derly ministra seminário de Judô em Rosário

O bicampeão mundial de Judô, João Derly, encantou-se com o projeto social Renascer, que ensina a modalidade para crianças, jovens e adultos em Rosário do Sul. O judoca ministrou um seminário para os alunos do Renascer na manhã de sexta-feira (28). O projeto foi criado pelo sensei André da Costa.

Técnicas de ataque e defesa foram demonstradas no ginásio da Escola Municipal de Ensino Fundamental Oliveiro Thaddeo, no bairro Ana Luiza. Todos os participantes receberam certificados assinados por Derly, o primeiro brasileiro a conquistar mundialmente uma medalha de ouro na modalidade. Sua visita à Rosário do Sul foi intermediada pelo sensei Da Costa, que convidou as demais equipes de Judô do município para participarem da atividade.

O gaúcho, hoje deputado federal pelo partido Rede Sustentabilidade (REDE), falou a respeito da importância do Judô em sua vida e agradeceu a oportunidade de conhecer o projeto Renascer em Rosário. Segundo ele, o esporte melhor sua saúde, visto que sofria de asma, e lhe concedeu várias conquistas, citando, além do ouro mundial por duas vezes, o lugar mais alto do pódio nos Jogos Pan-americanos. “É sensacional chegar numa cidade no interior do Rio Grande do Sul e encontrar um tatame recheado de crianças, de pais aptos, querendo aprender e também adquirindo esse valor que o esporte acaba nos proporcionando”, avaliou.

Foto: Julio Lemos / Gazeta de Rosário

O mestre de judô tem experiência em transmitir conhecimento. Ele contou que mesmo antes de ser campeão do mundo, já fazia intercâmbio pelo interior para dividir seus ensinamentos e lições de vida. “Uma pessoa simples, asmática, que saiu de uma escola estadual, de um bairro de periferia em Porto Alegre, fora do eixo Rio-São Paulo, e veio a se tornar o primeiro campeão do mundo. É para incentivar mesmo a gurizada, as novas gerações que vem surgindo no esporte, mostrar que a pessoa simples pode fazer grandes coisas, basta se dedicar, renunciar coisas na vida e perseverar bastante”, concluiu.

O projeto Renascer

Foto: Julio Lemos / Gazeta de Rosário

Criado por André da Costa e com sede no Centro Comunitário do bairro Vila Nova, o projeto Renascer oferece aulas gratuitas de Judô para 80 alunos, sendo 76 crianças, um pai e três mães. As aulas acontecem sempre às segundas-feiras, às 17h30. Os alunos são todos dos bairros Vila Nova e Parque Ibicuí, na zona norte da cidade.

O projeto é filiado à Associação Judô do Futuro, mais nova equipe da modalidade em Rosário do Sul. A iniciativa conta com o apoio do Centro de Referência em Assistência Social Volante, da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do governo do município.

Da Costa agradeceu a presença do amigo Derly, que se dispôs a contar sua história. “É um exemplo de vida. Isso, somente o Judô nos proporciona. É um esporte completo. Os pais já estão buscando o Judô porque estão observando as mudanças na história de vida dos filhos, das crianças”, ressaltou o sensei.

Professores André da Costa, Valquíria Ribeiro e Ruy Carreiro, das equipes Renascer, Progresso e Brasa Sul, respectivamente, com o judoca João Derly. Foto: Julio Lemos / Gazeta de Rosário

Saiba Mais

João Derly de Oliveira Nunes Júnior tem 36 anos e nasceu em Porto Alegre. É empresário e atualmente deputado federal pela REDE, representando o Rio Grande do Sul em Brasília. Foi o primeiro brasileiro a consagrar-se campeão mundial de Judô, no Egito, em 2005, e bicampeão mundial, no Rio de Janeiro, em 2007. No mesmo ano, ele conquistou o título de campeão dos Jogos Pan-Americanos, tudo pela categoria Meio-Leve.

Reportagem e fotos: Julio Lemos / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top