Você Está
Início > Notícias > Destaque > Bolsonaro e Leite vencem segundo turno das eleições

Bolsonaro e Leite vencem segundo turno das eleições

No último domingo (28) aconteceu o segundo turno das eleições 2018. Jair Messias Bolsonaro (PSL) foi eleito o presidente do Brasil com 55,1% dos votos. No Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) foi eleito o governador do estado com 53,62% dos votos gaúchos.

Leia mais notícias da editoria Política

Segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral, 23.380 cidadãos rosarienses compareceram às urnas para votar, o que corresponde a 72,26% dos eleitores do município. Neste segundo turno, a abstenção de votos contabilizou 8.977.

Bolsonaro e Leite também computaram a maioria dos votos em Rosário do Sul. O candidato do PSL conquistou 11.583 votos (54,46%), já Fernando Haddad, do Partido dos Trabalhadores (PT), contabilizou 9.686 votos (45,54%) dos rosarienses. Votos em branco somaram 749 e nulos 1.362.

Quanto às eleições ao governo do Rio Grande do Sul, Leite contabilizou 13.674 dos votos (67,55%) e José Ivo Sartori, do partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB), obteve 6.569 dos votos (32,45%) de Rosário do Sul. Quanto aos votos brancos e nulos, foi contabilizado 1.018 e 2.119, respectivamente.

Como os rosarienses votaram no primeiro turno

Bolsonaro conquistou 11.583 votos dos rosarienses

Conforme informações divulgadas pelo Jornal do Comércio (JC), Jair Bolsonaro será o oitavo presidente do país após a redemocratização em 1985 e o primeiro com trajetória militar. Natural da cidade de Glicério, São Paulo, Bolsonaro tem 63 anos de idade. Seu primeiro cargo político foi em 1988 como vereador do Rio de Janeiro. Atualmente está no seu sétimo mandato de deputado federal. O futuro presidente foi filiado a vários partidos, inicialmente integrou o já extinto Partido Democrata Cristão (PDC), e desde janeiro deste ano é filiado ao Partido Social Liberal (PSL).

Em 1973 Bolsonaro ingressou na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) e no mesmo ano prestou concurso para a Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), em Resende, no Rio de Janeiro. Lá, se especializou em paraquedismo e integrou a Brigada de Infantaria Paraquedista. Entre 1979 e 1981, integrou o 9º Grupo de Artilharia de Campanha em Nioaque, no recém-criado estado do Mato Grosso do Sul. Em 1982, voltou ao Rio de Janeiro para cursar a Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx), e posteriormente serviu no 8º Grupo de Artilharia de Campanha Paraquedista, onde fazia avaliação técnica dos postulantes ao curso de paraquedista.

 Leite contabilizou 13.674 dos votos rosarienses

Aos 33 anos, o pelotense Eduardo Leite será o governador mais jovem do Rio Grande do Sul. Ainda conforme o JC, em 2004, Leite concorreu ao cargo de vereador em Pelotas, aos 19 anos, mas ficou como suplente. Seu primeiro cargo eletivo foi aos 23 anos como vereador em Pelotas e em 2011, foi o presidente do Legislativo. Aos 27 anos foi eleito prefeito de Pelotas. Atualmente, é o presidente estadual do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

Leite é bacharel em Direito na Universidade Federal de Pelotas (UFPel)e tem mestrado em Gestão e Políticas Públicas na Fundação Getulio Vargas, em São Paulo. No ano passado, foi aluno convidado do curso de Políticas Públicas da Columbia University, de Nova Iorque, nos Estados Unidos. No mesmo ano, foi um dos 11 jovens líderes brasileiros escolhidos para um encontro, em São Paulo, com o ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama.

 

 

Reportagem: Larissa Hummel / Gazeta de Rosário
Fotos:
Em destaque: José Cruz/Agência Brasil
Bolsonaro: Divulgação
Leite: Gustavo Vara

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top