Você Está
Início > Notícias > Cidade > Brigada Militar comemora aniversário em Rosário do Sul

Brigada Militar comemora aniversário em Rosário do Sul

A presença da Brigada Militar em Rosário do Sul completa seus 105 anos este ano. Além disso, dia 8 de novembro foi celebrado os 85 anos da fixação em definitivo no município. Hoje Rosário é servido pelo 3º Esquadrão de Polícia Montada (RPMon).

A instituição possui um histórico de mais de 180 anos de trajetória no Rio Grande do Sul. A primeira vez que recebeu um contingente foi em 14 de outubro de 1915, há 105 anos, quando o 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPMon), de Porto Alegre, chegou na cidade com um efetivo de 250 brigadianos. Em 03 de dezembro de 1915, instalou-se na casa onde funcionou o telégrafo federal e também no teatro municipal João Pessoa. Conforme jornais da época. no dia da mudança o 1º RPMon desfilou “Galhardamente pelas ruas da vila”, como era chamado Rosário. Em 07 de março de 1916, o Jornal “A União”, mencionou uma possível retirada do 1º RPMon de Rosário, pelo fato de um surto de tuberculose. Assim, mesmo antes da construção da sede definitiva, o regimento foi para Santa Maria no final de 1916, onde possui quartel próprio, hoje denominado 1º Regimento de Polícia Montada, “Regimento Coronel Pillar”.

Leia mais notícias da editoria Cidade

Passados 19 anos, em 08 de novembro de 1935, Rosário do Sul receberia novo contingente intitulado “Destacamento da Brigada Militar”, que teve como primeiro comandante o Tenente Jerônimo Sanches de Carvalho e um efetivo de 25 homens. Sua sede está localizada onde hoje é o portão da prefeitura, em frente da Praça, e ocupava como quartel o recinto do Teatro João Pessoa.

Em 1961 foi criado o 3º Esquadrão do 2º RPMon de Cacequi, o qual ficou subordinado como pelotão. Sua sede administrativa foi transferida para São Gabriel em 1970 e em 1975 reduzida a área de atuação para Rosário e Cacequi, permanecendo como 3º Esquadrão. Em Rosário do Sul a BM teve departamentos como a Patrulha Montada, onde é utilizada a cobertura de “Aba Larga”, como eram conhecidos os policiais no RS.

A BM também atuou na Capela do Saicã, 3º distrito de Cacequi, e teve vários endereços provisórios, quando funcionou nas décadas de 70 a 80 na esquina da Barão do Cerro Largo com Dos Andradas, próximo à praia e depois na Amaro Souto com a rua Coronel Soares. O último endereço provisório foi o prédio da esquina da rua Amaro Souto com Garibaldi Silva até o ano de 1994 quando as obras do prédio próprio, no bairro Cohab, foram inauguradas no dia 20 de abril com a presença do então governador do Estado, Alceu de Deus Collares entre outros. A obra contou, inclusive, com a participação dos próprios policiais e construtores da cidade na sua construção. O local já pertencia à Brigada onde havia estande de tiros, baias para os animais da patrulha montada e um campo de futebol.

Em 1998 o Esquadrão passou a denominação de “Esquadrão de Rosário do Sul”, subordinado ao Comando Regional de Polícia Ostensiva da Fronteira Oeste. A unidade voltou a ser subunidade do 2º Regimento de Polícia Montada em 2004 desta vez como sendo 4º Esquadrão. Em 30 de junho de 2005 passou a denominação atual que é 3º Esquadrão, pertencente ao 2° Regimento de Polícia Montada ( RPMon) Coronel Juvêncio Lemos – O Heróico- de Sant’Ana do Livramento.

A instituição conta ainda com o Grupo de Apoio da Brigada Militar (GABM) fundado em 2000. Desde meados de 2015 é comandada pelo Capitão Magno Siqueira, que atualmente está de licença até o dia 24 de novembro, sendo neste período sendo substituído pelo Capitão Giovane Dalcol Garcia.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top