Você Está
Início > Notícias > Destaque > Caça-fantasmas brasileiros visitam Rosário do Sul

Caça-fantasmas brasileiros visitam Rosário do Sul

Na última sexta-feira (20), o município recebeu uma visita diferente. Os jornalistas Rosa Maria Jaques e João Toccheto de Oliveira, seu marido, naturais de Porto Alegre/RS. Os dois estão gravando a série “Visão Paranormal – Caça-fantasmas Brasil” e desde 6 de janeiro fazem uma expedição por 17 cidades da região Sul, entre elas Rosário do Sul. Durante sua estadia na cidade, o casal esteve em locais que possuiriam relatos de situações sobrenaturas. O passeio foi guiado pelo professor e ator Paulo Evandro Costa.

Rosa e João estavam em São Borja/RS quando responderam as perguntas da Gazeta. O jornalista e diretor-geral contou que sua esposa morou em Rosário quando adolescente. O pai dela, Manoel de Lima Jaques, foi responsável pela construção de uma subestação de energia elétrica no município há 50 anos.

Rosário do Sul está entre as 17 cidades visitadas na expedição da dupla. Foto: Divulgação/Caça-fantasmas Brasil

Ao chegarem a Rosário, a dupla foi recebida na Prefeitura pelo chefe de Gabinete Marcos Paulo Silva, que indicou Paulo Evandro para contar-lhes a lenda do Queixinho da Merência. O ator fez parte de um curta-metragem gravado para a RBS TV há alguns anos. A partir daí começou o tour pela cidade, que teve como ponto principal o Cemitério São Sebastião e túmulos como o de Merência e de Honório Lemes, o “Leão do Caverá”.

Lá, foram gravados relatos e feitos testes com aparelhos que mediriam presenças sobrenaturais. Considerada paranormal, Rosa utiliza equipamentos medidores térmicos e magnéticos, microfones ultrassensíveis, câmeras de visão noturna, térmicas e gravadores de som. No entanto, João informa que os equipamentos não registraram campos eletromagnéticos na ocasião e que o espírito de Merência não fez contato com Rosa. O programa é veiculado originalmente no You Tube. Os vídeos podem ser conferidos no canal do programa​.

Depois da passagem por Rosário, o casal seguiu viagem para Alegrete/RS. Os Caça-fantasmas Brasil recebem apoio de internautas, prefeituras e comunidades por onde passam, investigando os lugares considerados mal assombrados e as lendas de cada local. A primeira cidade visitada foi Florianópolis/SC e o destino final será Curitiba/PR.

“Realidade pode ser mais assustadora que a ficção”

A jornalista Rosa Maria Jaques afirma que teve sua primeira visão sobrenatural aos seis anos e reuniu suas experiências no livro “Tempestades Internas: Histórias Reais de uma Vidente”. A obra está disponível somente por e-book, na loja virtual amazon.

Segundo o casal, o programa Caça-fantasmas do Brasil tem “total independência e respeito com o sobrenatural, mostra que a realidade pode ser muito mais assustadora que a ficção”. Eles garantem que a edição não possui efeitos, para realizar um diagnóstico preciso do que é fantasia, doença, falsidade, e fenômenos paranormais reais. Os idealizadores da iniciativa também dizem não possuir nenhum vínculo religioso, místico, esotérico, filosófico  ou acadêmico. João e Rosa foram listados entre os maiores pesquisadores paranormais do mundo pela Revista Mundo Estranho, da Editora Abril, em janeiro de 2016.

Em setembro do ano passado, a Editora Planeta lançou o livro “Caça-fantasmas Brasileiros”, composto por 30 episódios paranormais resolvidos pelo casal. “São histórias em manicômios, hospitais, cadeias, escolas e cemitérios, seja num casarão do bairro do Bixiga em São Paulo ou num presídio abandonado no Rio Grande do Sul”, diz texto divulgado na época.

João e Rosa com o ator e professor Paulo Evandro Costa, que contou a história do Queixinho da Merência. Foto: Divulgação/Caça-fantasmas Brasil

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top