Você Está
Início > Notícias > Cidade > Calorão deu trégua em Rosário do Sul

Calorão deu trégua em Rosário do Sul

As previsões de temporais e os alertas emitidos pela Defesa Civil do Estado e pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMet) não se confirmaram para o município de Rosário do Sul nesta semana, que teve dias de temperaturas agradáveis e chuvas isoladas, além de ventos, após dias de forte calor.

O INMet emitiu um alerta de tempestade para a região de Rosário, para a quarta feira (24), que não acabou ocorrendo. Porém, no interior houve a formação de vendavais, que não causaram estragos. Na cidade não houve precipitação.

Conforme o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), que possui estação hidrológica junto ao rio Ibicuí da Armada, nesta semana que se encerra, houve precipitação na região urbana apenas no domingo (21) e na segunda-feira (22), totalizando 16,8 mm.

As temperaturas mantiveram-se na faixa de 30°C nas máximas entre terça e quinta-feira, quando era previsto uma máxima de 32°C. Na quinta, a mínima, com o acréscimo de ventos do quadrante sul, chegou próxima de 12°C.

Na quarta-feira, a leitora da Gazeta, Cristina Romero, durante campereada à cavalo, em uma propriedade no Campo Seco, 5º Distrito do município, registrou uma sequência de fotos de um princípio de vendaval formado por uma nuvem conhecida como “prateleira”. As imagens foram muito curtidas nas redes sociais.

“Quando olhei para trás e avistei essa nuvem, me encantei. Fiquei admirando e comecei a fotografar em sequência”, disse ela sobre o evento climático. Logo após, uma chuva passageira caiu sobre a região.

A nuvem prateleira (“shelf cloud”, em inglês) é um tipo de formação cujo aspecto característico é o de uma longa, baixa e densa camada horizontal, anexada logo abaixo a uma “nuvem-pai”. Elas precedem tempestade e se sobressaem como uma prateleira.

Conforme o Climatempo, as temperaturas seguirão agradáveis até a próxima segunda-feira (29), ficando as máximas entre 26°C e 31°C. Para esta sexta-feira (26), a máxima chega a 31°C, com a mesma marca no sábado (27), acompanhado de pancadas de chuva à tarde e à noite. No domingo (28), os termômetros ficam entre 20°C e 28°C, com chuva a qualquer hora.

Foto: Cristina Romeiro / Divulgação

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top