Você Está
Início > Notícias > Cidade > Caminhada alusiva ao Outubro Rosa é realizada em Rosário do Sul

Caminhada alusiva ao Outubro Rosa é realizada em Rosário do Sul

O fim de tarde desta quinta-feira (10) foi dedicado à conscientização quanto à prevenção do Câncer de Mama. Voluntárias, assistidas, Secretaria de Saúde e entidades rosarienses participaram da caminhada alusiva ao Outubro Rosa, promovida pela Liga Feminina de Combate ao Câncer (LFCC), de Rosário do Sul. O ato estava previsto para ocorreu dia 1º, mas devido à instabilidade do tempo, a data foi transferida.

Os participantes partiram da sede da Liga, pela Rua Marechal Floriano, dobraram na João Brasil até a Rua Bento Martins quando retornaram até a Rua Amaro Souto, finalizando em frente à Prefeitura Municipal.  A banda do 4° Regimento de Carros de Combate (RCC) junto a integrantes da Banda Saci e do Plácido de Castro guiaram o grupo pelas ruas da cidade.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o segundo tipo que mais acomete brasileiras, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino. Para o Brasil, foram estimados 59.700 casos novos de câncer de mama em 2019, com risco estimado de 56 casos a cada 100 mil mulheres.

Leia mais notícias da editoria Cidade

Os principais sinais e sintomas da doença são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

ATIVIDADES – Neste domingo (13), às 14h no Ginásio Ervilhão, está previsto para ocorrer o evento “Cabelaço”, que tem como objetivo arrecadar mechas de cabelos, de no mínimo 15 cm, para serem doados para a confecção de perucas destinadas a crianças e jovens em tratamento da doença. Brindes serão sorteados para as participantes da ação. Na próxima quarta-feira (16), às 19h no Clube Comercial, ocorre o evento “Happy Hour”, o valor dos convites é de R$ 30. Na próxima sexta-feira (18), a Liga realizará uma palestra no 4º RCC sobre o câncer de mama.

Reportagem e foto: Larissa Hummel / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top