Você Está
Início > Notícias > Cidade > Caminhada dá início ao Outubro Rosa em Rosário do Sul

Caminhada dá início ao Outubro Rosa em Rosário do Sul

O movimento conhecido como outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e incentiva a participação da população, empresas e entidades na prevenção da doença. Em Rosário do Sul, o início da campanha foi marcado por uma caminhada no centro da cidade, promovida pela Liga Feminina de Combate ao Câncer (LFCC), que ocorreu na tarde de segunda-feira (2).

O objetivo principal da campanha é ressaltar a necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Este é o segundo tipo mais frequente no mundo todo. No Brasil, as taxas de mortalidade por esse tipo de câncer continuam elevadas, especialmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Por este motivo, o autoexame das mamas e a mamografia são essenciais.

A comunidade rosariense e entidades do município apoiaram à Liga durante a caminhada desta segunda, mas esta foi apenas a primeira promoção da campanha. Um “Cabelaço” está programado para acontecer nos próximos dias. Esta ação incentiva a população a cortar e fazer a doação de seus cabelos para a confecção de perucas, que serão distribuídas entre mulheres em tratamento de câncer.

Caminhada reuniu a comunidade rosariense pela causa. Foto: Rhayza Moreira / Gazeta de Rosário

“Promovemos a campanha para que as pessoas se conscientizem e incentivem amigas, vizinhas ou conhecidas, da importância de realizar exames preventivos do câncer de mama”, observa Silvia Mayer Rosado, presidente da Liga de Rosário do Sul.

A Liga Feminina de Combate ao Câncer de Rosário do Sul está localizada na Rua Marechal Floriano Peixoto, nº 1963, centro da cidade. Maiores informações podem ser adquiridas diretamente na sede da instituição ou pelo telefone (55) 3231.1983.

Saiba mais

Outros objetivos são orientar que para mulheres de 50 a 69 anos é recomendada a realização de uma mamografia de rastreamento a cada dois anos, demonstrar a diferença entre mamografia de rastreamento e diagnóstica, além de informar que o Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as mulheres brasileiras em todas as faixas etárias.

O Outubro Rosa foi criado em Nova Iorque na década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, chegando ao Brasil no ano de 2008. Durante todo o mês a Liga Feminina de Combate ao Câncer promove ações de conscientização e prevenção do câncer de mama.

Ação foi a primeira promoção da campanha. Foto: Rhayza Moreira / Gazeta de Rosário

Programação:

Dias 3, 4 e 5 de outubro

  • Cadastramento para consultas na sede da Liga;

Dias 10, 11 e 12 de outubro

  • Ação “Saúde na Praça”, com distribuição de material informativo e dicas de prevenção;

Dias 16, 17 e 18 de outubro

  • Atendimento das consultas

Dia 22 de outubro

  • “Cabelaço” – Cabelereiras estarão atendendo a população gratuitamente com cortes de cabelos que visam à doação dos mesmos para a confecção de perucas;

Dia 26 de outubro

  • Jantar Pink, às 20h30, na AABB de Rosário do Sul. Ingressos no valor de R$ 35,00 podem ser adquiridos com integrantes da LFCC;

Dia 30 de outubro

  • Culto Ecumênico, às 19h30, em frente à sede da LFCC.
Reportagem e fotos: Rhayza Moreira / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top