Você Está
Início > Notícias > Cidade > Caminhada dá início às atividades do Outubro Rosa

Caminhada dá início às atividades do Outubro Rosa

Com camisetas e bandeirinhas rosa, voluntárias, assistidas e simpatizantes participaram da caminhada alusiva ao movimento de prevenção ao câncer de mama, o Outubro Rosa. A tradicional caminhada promovida pela Liga Feminina de Combate ao Câncer (LFCC), de Rosário do Sul, aconteceu nesta quinta-feira (4). O ato aconteceria na última segunda-feira (1°), mas devido ao mau tempo, a data foi transferida.

Em frente à sede da Liga, os participantes prestigiaram uma apresentação do Coral do Centro Espírita André Luiz, antes de dar início à caminhada que percorreu o centro da cidade. A banda do 4° Regimento de Carros de Combate (RCC) junto a integrantes da Banda do Plácido de Castro anunciavam a passagem da caminhada pelas ruas. O ato contou com o apoio da Brigada Militar e participação de entidades da comunidade rosariense.

Leia mais notícias da editoria Cidade

Desde os anos 90, o Outubro Rosa é celebrado com ações relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Conforme o Ministério da Saúde, recentemente, a prevenção ao câncer do colo do útero se incorporou a campanha. O objetivo é propagar informações sobre a doença, contribuindo para a redução da mortalidade. O nome da campanha remete à cor do laço que é um símbolo internacional usado por indivíduos, empresas e organizações na luta e prevenção do câncer de mama.

Ainda conforme o Ministério da Saúde, depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil. A doença responde, atualmente, por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também atinge homens, porém representa apenas 1% do total de casos. A doença é relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. O diagnóstico precoce ainda é o maior aliado para o tratamento eficaz do câncer de mama. Quando identificado cedo pode ser tratado, impedindo que o tumor alcance outros órgãos.

Programação

No mês de outubro, a Liga promove atividades em benefício à entidade. Uma delas é o Jantar Pink que acontece dia 18, às 20h e 30min, no Clube Comercial. O valor do ingresso feminino é de R$ 40. Crianças de 7 a 12 anos pagam R$ 20. Na oportunidade, haverá uma apresentação do Centro Sincronia. Os convites já estão à venda com as voluntárias.

No dia 21 acontece o projeto “Força na peruca”. A partir das 14h, no ginásio Ervilhão, as voluntárias da Liga estarão recebendo doações de cabelo de no mínimo 15 cm. As mechas serão doadas ao grupo Cabelaço, que realiza doação de perucas para crianças em tratamento contra o câncer.

Uma empresa da cidade de Santa Maria doou à Liga 20 exames de mamografia e 20 exames de densitometrias. As pacientes serão transportadas através de veículos da Prefeitura Municipal

para realização dos exames. Para mais informações entre em contato pelo telefone 3231-1983 ou ir até a sede da entidade localizada na Rua Marechal Floriano Peixoto, nº 1963.

Reportagem e fotos: Larissa Hummel / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top