Você Está
Início > Notícias > Geral > Caminho do Pampa pode ter trilha na regiã0

Caminho do Pampa pode ter trilha na regiã0

Rosário do Sul está entre os municípios que trabalham para viabilizar a inclusão de trecho da região na trilha Caminho do Pampa, um projeto de turismo sustentável que levará renda e desenvolvimento ao meio rural.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) de Alegrete se reuniu recentemente com representantes de instituições, prefeituras e governo estadual para organizar o percurso.

A bióloga Letícia Freitas representou a Prefeitura de Rosário do Sul na ocasião. Em 2021, o município foi contemplado com a pré-estreia de trechos brasileiros no Caminho do Pampa, junto a Santana do Livramento. Agora, as tratativas são para incluir trecho de Alegrete, inicialmente passando pelo Rincão dos 28.

A Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso é uma iniciativa apoiada pelo Ministério do Turismo e Ministério do Meio Ambiente e visa conectar, por meio de trilhas para caminhadas, ciclismo e cavalgadas, as unidades de conservação ambiental do Brasil, além de gerar um maior desenvolvimento das atividades de turismo e lazer. No bioma Pampa está prevista a criação da trilha Caminho do Pampa, uma iniciativa do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental do Ibirapuitã (CONAPA), coordenada pelo agrônomo Raul Coelho.

Por meio do projeto, será viabilizada uma trilha internacional, com um trecho binacional, localizado na fronteira Brasil-Uruguai, ingressando no território brasileiro por cerca de 170 km, entre os municípios de Santana do Livramento, Rosário do Sul, Quaraí e Alegrete, inteiramente na Área de Proteção Ambiental (APA) do Ibirapuitã. Após concluídas as etapas iniciais de avaliação dos trechos, com a inclusão dos moradores e proprietários rurais interessados, a expectativa é de que a trilha seja reconhecida pelo Governo Federal e incluída na rede nacional.

Leia mais notícias da editoria Geral

A reunião em Alegrete ainda contou com representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), da Escola de Ensino Básico Silvestre Gonçalves (Polo Rincão do 28), do Instituto Federal Farroupilha (Campus Alegrete), da Secretaria Estadual de Agricultura, da Fundação Maronna e da Associação dos Produtores do Rincão do 28, além do turismólogo Amir Saleh, idealizador do projeto, e os engenheiros agrônomos uruguaios, Aler Donadio e Fábio Lara, representantes do Departamento de Ambiente de Rivera.

Foto em destaque: Alisson Machado / PMA / Divulgação

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top