Você Está
Início > Notícias > Destaque > Campo de Instrução Barão de São Borja recebe maior treinamento militar do Brasil

Campo de Instrução Barão de São Borja recebe maior treinamento militar do Brasil

O Rio Grande do Sul recebe o maior treinamento militar do Brasil em 2021. Na terça-feira, 9, o Campo de Instrução Barão de São Borja (Saicã), em Rosário do Sul, foi palco da terceira fase das atividades, com mais de mil viaturas envolvidas em treinamento aberto.

A movimentação estratégica ocorre em uma área de mais de 30 mil quilômetros quadrados, envolvendo também as cidades de Santa Maria, Santana do Livramento, Bagé e Caçapava do Sul. Os treinos se estendem até domingo, 14.

O Exercício Conjunto Meridiano, coordenado pelo Ministério da Defesa, acontece em três fases e conta com a participação de 5 mil militares, mil viaturas e 50 aeronaves entre aviões e helicópteros. Em solo gaúcho está sendo desenvolvida a Operação Meridiano-Ibagé, com as operações coordenadas em terra pelo Comando Militar do Sul (CMS).

O comandante da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, general Marcelo Ribeiro, destacou que a iniciativa coroa um ano repleto de desafios, como o de manter o preparo operacional durante o período da pandemia. “São equipamentos complexos, que exigem destreza e um grande treinamento. Exigem uma gama de recursos que a gente emprega em prol da defesa do nosso país. É como o seguro de vida da nação”, declarou ele.

Durante a tarde, duas divisões de Exército simularam situação em que seriam oponentes, realizando o combate como forma de exercício. Foram realizados ataques por meio do ar e do solo, com apoio de aeronave da Força Aérea Brasileira, bem como apoio de fogo, tiros de artilharia e demonstração de descontaminação nuclear, biológica, química e radiológica. “O exercício exige um território mais amplo. A finalidade é realizar um adestramento de mais alto nível, com maior escalão em presença”, informa o general Ribeiro.

Leia mais notícias da editoria Geral

Esta é a terceira fase da Operação Meridiano. A primeira, chamada de Meridiano-Poti, ocorreu no Pará, e ficou sob a responsabilidade da Aeronáutica, com o uso de aeronaves. Já a segunda fase, conhecida como Dragão, foi coordenada pela Marinha, nos litorais do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.


CENTENÁRIO – Na última segunda-feira, 8, foi comemorado o centenário dos blindados no Brasil, em uma solenidade que contou com a presença de autoridades como o ministro da Defesa, general Walter Braga Netto e outros convidados.

Foto em destaque: Pedro Piegas (Diário)/Divulgação

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top