Você Está
Início > Notícias > Destaque > Candidatos rosarienses analisam pleito 2018

Candidatos rosarienses analisam pleito 2018

Nas eleições deste ano os rosarienses tiveram a oportunidade de eleger representantes do município. Foram seis candidatos naturais de Rosário do Sul concorrendo ao pleito 2018, mas nenhum se elegeu. A Gazeta de Rosário entrevistou cada um deles para saber como foi a participação.

Foram três candidatos à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. O candidato a deputado estadual mais bem votado pelos eleitores rosarienses foi o ex-prefeito de Rosário, Alsom Pereira. Concorrendo pelo Partido Republicano Brasileiro (PRB), ele conquistou 3.020 votos dos rosarienses e 3624 dos gaúchos. Em entrevista à Gazeta, Pereira se sente agradecido pelo apoio da comunidade. “Agradeço especialmente à população por ter me feito o candidato mais votado do município neste pleito. O mais votado entre os candidatos estaduais e também entre os federais. Sonhava em prestar um serviço a Rosário e ao estado, mas a decisão é popular e eu, como democrata, me curvo diante à decisão da população”, disse.

Leia mais notícias da editoria Política

A vereadora de Rosário do Sul, Maria Eugênia Dutra (PDT), também concorreu ao cargo de deputada estadual. Ela computou 2.162 votos em Rosário e 2.811 em todo o estado. Maria Eugênia disse que foi uma boa experiência e disse ter ficado surpresa com a votação em outras cidades do estado. “Eu agradeço à comunidade que confiou em mim e deixo a disposição o meu gabinete no terceiro andar da Câmara de Vereadores. Agora eu sigo trabalhando na área da saúde, da educação, dos idosos e crianças”, disse. A vereadora destacou e agradece o apoio do vereador Gilson Alves (PDT) durante a campanha.

O jornalista Moisés Mendes, natural de Rosário do Sul e morador de Porto Alegre, fez um agradecimento pelas redes sociais, afirmando que participou de experiência única e lembrando o apoio de amigos. “Essas pessoas tiveram o desprendimento de apostar num projeto político marcado pelo romantismo dos bons tempos da política na rua. Com improvisos e com poucos recursos”, declarou. “Muito obrigado, amigas e amigos. Por causa de vocês, eu aprendi mais um pouco com as pessoas com as quais conversei nas ruas. Que a democracia nos recompense”, concluiu Mendes, que teve um dos seus mais destacados trabalhos como colunistas da Zera Hora. Ele concorreu pelo Partido dos Trabalhadores (PT), e computou 77 votos dos eleitores rosarienses e 4.263 dos gaúchos de todo o estado.

Para a Câmara dos Deputados em Brasília, Mano Volnei foi o representante de Rosário do Sul pelo Partido e Socialismo Liberdade (Psol). Ele conquistou 733 votos dos rosarienses e 827 em todo o estado. Ele disse que trabalhou com muita força e vontade durante a campanha. Além disso, agradeceu ao partido e à população rosariense pelo apoio. “Minha participação foi muito boa, fui muito bem acolhido pela minha cidade. Estou muito feliz com a votação que eu tive, dentro das minhas condições, foi algo surreal”, disse Volnei.

Concorrendo ao senado pelo Partido Social Liberal (PSL), a empresária rosariense Carmen Flores ficou em quarto lugar no estado e em terceiro em Rosário do Sul. Carmen conquistou 5.682 votos em Rosário e 1.509.157 em todo o estado (14,30% dos votos). A reportagem tentou entrar em contato com a empresária, mas não obtivemos retorno até o fechamento desta edição.

Ao lado de João Goulart Filho, o rosariense Léo Alves concorreu à vice-presidência da república. Ambos pelo Partido Pátria Livre (PPL). Eles conquistaram 44 votos em Rosário do Sul e 30.176 em âmbito federal (0,03% dos votos). Em entrevista à Gazeta, Alves diz ter sido uma honra participar da eleição presidencial como candidato a vice-presidente da República. “Pela primeira vez Rosário do Sul teve a possibilidade participar do debate nacional com uma candidatura desse nível. Foi uma candidatura que me honrou, também, pelo fato de estar ao lado de João Goulart filho, um personagem singular da história brasileira”, destacou.

Reportagem: Larissa Hummel / Gazeta de Rosário
Foto em destaque: Tribunal Superior Eleitoral
Foto Maria Eugênia: Larissa Hummel / Gazeta de Rosário
Foto Pereira: Gazeta de Rosário
Foto Mendes: Facebook / Reprodução
Foto Mano Volnei: Divulgação
Foto Carmen Flores: Claiton Dornelles /Jornal do Comércio
Foto Léo Alves: Divulgação

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top