Você Está
Início > Notícias > Cidade > Católicos celebram Navegantes e o Ano Mariano

Católicos celebram Navegantes e o Ano Mariano

Os padres Juberto Nunes e Roberto Figueroa lideraram a celebração de Nossa Senhora dos Navegantes na quinta-feira (02). A celebração é a primeira da Igreja Católica no ano Mariano, em que se comemoram 300 anos da descoberta da imagem de Aparecida e dos 100 anos da aparição de Nossa Senhora de Fátima.

Muitos devotos rosarienses esperavam junto ao rio Santa Maria, onde acompanharam a procissão fluvial que trouxe a imagem da padroeira da comunidade Navegantes do Bairro Progresso, escoltada por remadores com caiaques no belo entardecer junto à Praia das Areias Brancas. Com o cântico “Ave Maria” e com crianças vestidas de anjo, a imagem foi recebida com palmas e flores pelos fiéis na beira da praia.

Foto: Renato Moraes/Gazeta de Rosário

No palco principal da praia foi feita a bênção dos devotos de Navegantes. Também se falou a respeito dos cuidados com a natureza, a partir de mensagem transmitida pelo Papa Francisco para este ano de 2017. Com as velas acesas, a procissão seguiu pelas ruas até chegar à Navegantes, no bairro Progresso,  onde foi recebida com fogos de artifício e foi rezada uma missa festiva.

Em sua manifestação à Gazeta, o padre Nunes lembrou que a festa de Navegantes existe há muito tempo, envolvendo cidades costeiras do mar e banhadas por rios, como o Santa Maria. “Quando vemos os barcos, lembramos que eles simbolizam a Igreja desde o seu princípio, com Pedro, Tiago e João. O barco simboliza também o mundo e o timoneiro dele é Jesus. São mais de dois mil anos navegando a consciência, com Jesus conduzindo ao porto seguro. Um dos títulos de Maria é o de Nossa Senhora dos Navegantes. É uma bela devoção, pois o filho (Jesus) atende quem pede à sua mãe”, explicou o pároco.

Ano Mariano

A celebração de Navegantes foi a primeira grande festa católica neste ano Mariano de 2017, quando são celebrados os 300 anos da descoberta da imagem de Nossa Senhora Aparecida. Completam-se também os 100 anos da aparição de Nossa Senhora de Fátima. O Ano Mariano foi instituído pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em alusão aos vários títulos dados à Virgem Maria.

As comemorações em Aparecida/SP terão as presenças de romeiros rosarienses, de acordo com Juberto Nunes. Um ônibus com 36 fiéis participará das festividades no Santuário de Aparecida, entre 9 e 12 de fevereiro. O padre convida os católicos a se fazerem presentes em prol do bem comum: “A Igreja está envolvida em decisões sociais, econômicas, em defesa dos vulneráveis. A Igreja não tem partido, mas está na sociedade”.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top