Você Está
Início > Notícias > Cidade > Católicos prepararam 37ª festa de Nossa Senhora dos Navegantes

Católicos prepararam 37ª festa de Nossa Senhora dos Navegantes

Inicia nesta quarta-feira (30), a celebração do Tríduo e festa na comunidade de Nossa Senhora dos Navegantes, do bairro Progresso.  A festa culminará com a tradicional procissão marcada para o sábado, dia 2 de fevereiro, com saída da Praia das Areias Brancas. Esta é a 37ª edição da celebração.

A Paróquia Nossa Senhora do Rosário com a comunidade de Navegantes já divulgou o convite da festividade que contará com orações, celebração da eucaristia e festa com a presença do novo Bispo da Diocese de Bagé, Dom Cleonir Paulo Dalbosco.

Este ano o tema geral é “Jamais termina nosso caminhar, só teu amor nos guia onde queremos chegar”. A programação inicia às 6h30 desta quarta-feira (30), com a oração da manhã, seguindo com a oração da noite sempre às 20h. Na quinta-feira (31) e na sexta-feira (1º), as orações ocorrem nos mesmo horários na Capela ao localizada ao lado da Escola Independência.

Leia mais notícias da editoria Cidade

Para o dia dedicado a Nossa Senhora dos Navegantes, sábado (2), a organização já contabiliza grande adesão de participantes, com 30 embarcações, 30 barcos e 30 caiaques confirmados. Às 20h30 a imagem de Navegantes será recebida na margem do rio Santa Maria, seguindo para o palco da praia onde ocorrerá a concentração. Na sequência, como tradicionalmente ocorre, os fiéis sairão em procissão luminosa até a Capela de Navegantes, no bairro Progresso, onde ocorrerá a Missa Campal.

A comunidade católica de Nossa Senhora dos Navegantes foi criada no final da década de 70, quando devotos e o padre Antônio Stringhini formalizaram a construção de uma pequena capela de madeira dedicada à santa. A primeira missa festiva foi rezada pelo padre André Munhós. A inauguração ocorreu em 1982, com missa rezada pelo padre Alex Kloppenburg. A festa ganhou o atual formato no ano de 1988 quando ocorreu a primeira procissão fluvial, além da procissão pelas ruas e missa campal em frente à capela do bairro Progresso.

Em 2007, ano do Jubileu de Prata (25 anos de criação), ocorreu grande celebração com a participação do Padre Maurício Gottardi e do então Bispo Dom Gílio Felício.

Saiba mais

O Dia de Nossa Senhora dos Navegantes é comemorado todos os anos no dia 2 de fevereiro. A data chegou ao Brasil através da influência de navegadores portugueses e espanhóis. Nossa Senhora dos Navegantes é um dos títulos atribuídos a Maria, mãe de Jesus Cristo. Ela começou a receber essa designação quando os marinheiros e outras pessoas que viajavam pelo mar, pediam em suas orações, proteção na viagem. Nossa Senhora da Boa Esperança, Nossa Senhora da Boa Viagem e Nossa Senhora das Candeias são outros nomes atribuídos a Nossa Senhora dos Navegantes.

Foto: Renato Moraes / Arquivo / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top