Você Está
Início > Notícias > Cidade > Cavalgada do Guri incentiva a cultura gaúcha em Rosário do Sul

Cavalgada do Guri incentiva a cultura gaúcha em Rosário do Sul

O final de semana (1º e 2) foi de aprendizado e imersão na cultura gaúcha para as crianças que participaram da 23ª edição da Cavalgada do Guri. Com 19 meninos inscritos, a realização reuniu gaudérios e familiares em prol do tradicionalismo. Além das atividades, os guris participaram de competições.

Nessa edição, o “Guri Mais Novo” foi Pedro Doyle Peixe, de cinco anos. O título de “Guri Destaque” ficou, pelo 2º ano, com Nicolas Severo, de seis anos. Os jovens concorreram em cinco provas: Rédeas, Encilha, Vaca Parada, Carreira a Pé e Corrida do Saco.

Em 2017, a cavalgada teve como sede a Granja Vitória, do proprietário Ângelo Flores.

Foto: Divulgação

Membro da Coordenadoria Municipal Tradicionalista, Elizando Costa explica que durante os dois dias, os jovens tiveram contato com aspectos da vida rural. Duas ovelhas foram carneadas para que eles conhecessem o processo e trovadores se apresentaram. Além desses, o dono do local ministrou uma palestra sobre a origem do nome “Xanota” – nomenclatura da localidade, no 1º distrito do município, onde está situada a granja Vitória.

A Cavalgada do Guri inscreve meninos com até 13 anos de idade. Nesse contexto, Costa destaca o interesse da criançada pelos estudos. “Tu vê a gurizada influenciada no cavalo, mas eles não deixam de estudar. Sabem diferenciar a importância da parte campeira com a parte do estudo”, avalia positivamente.

Cerca de 30 pessoas se envolveram no processo. A comunidade também auxiliou por meio de patrocínio com os itens de alimentação. No domingo, eles cavalgaram até a Praça Borges de Medeiros. No local foi realizada a cerimônia de premiação.

Reportagem: Natalia Apoitia / Gazeta de Rosário
Fotos: Divulgação

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top