Ícone do site Gazeta de Rosário

Cavalo Crioulo: dupla rosariense é campeã nacional de Paleteadas

Os rosarienses Pablo Fialho e Januário Amaral conquistaram, no último sábado, 10, o título de campeões nacionais de Paleteadas 2022, na disputa principal do Cavalo Crioulo no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Eles obtiveram a nota de 88,88 dos jurados da finalíssima, durante a Expointer.

O ciclo das paleteadas envolveu os melhores nomes da modalidade, proporcionando uma disputa acirrada até o fim, nas duas categorias. O evento também teve transmissão pelos canais oficiais da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). Ao todo, 4.348 animais participaram da temporada, 42 deles chegando na final da Força A e 10 na Força B.

Na competição principal, a dupla de rosarienses teve grande aproveitamento. Em uma das provas, eles arrancaram nota 10 de todos os jurados. Januário montou “Conquista do Capão Seco” e Pablo, “Boleador Juta 172”. É a terceira vez que eles competem juntos. “É um momento muito especial chegar até aqui. Não tenho palavras para agradecer a esse irmão”, disse Pablo, sobre o parceiro de Paleteada.

Os melhores das Forças A e B desfilaram na noite de sábado
Foto: Felipe Ulbrich/Divulgação

Os exemplares da dupla campeã já possuem histórico. A fêmea “Conquista do Capão Seco” é o RP 01 da criação de Antônio Augusto Pacheco do Amaral, pai do ginete. A tordilha vinagre tem 15 anos, correndo paleteadas desde 2015, e já faturou o 8º lugar na final de 2017. Já “Boleador Juta 172” iniciou suas participações em competições no ano passado. 

Leia mais notícias da editoria de Esporte

Resultados

Força A

1º lugar:

2º lugar:

3º lugar:

Foto em destaque: Felipe Ulbrich/Divulgação