Você Está
Início > Notícias > Cidade > Cerca de 25 mil pessoas visitam o Cemitério em Rosário

Cerca de 25 mil pessoas visitam o Cemitério em Rosário

Feriado do Dia de Finados foi bastante movimentado no município

Cemitério São Sebastião foi preparado com limpeza geral e pinturas para receber visitantes | Foto: Renato Moraes

O Cemitério Municipal São Sebastião, de Rosário do Sul, recebeu cerca de 25 mil pessoas de sexta-feira (02) a domingo (04). O grande número de visitações aconteceu devido ao feriado do Dia de Finados, 2 de novembro, quando aqueles que já se foram são lembrados por seus entes queridos.
Para receber este público, a Secretaria Municipal de Obras Urbanas realizou toda uma limpeza no local, melhorando as condições de túmulos, pintando os meios fios, as passagens de pedestres e os pega mãos, além de cortarem a grama e recolherem lixos e entulhos.

O tempo também colaborou com as visitantes. As nuvens que pairavam sobre parte do Rio Grande do Sul sumiram e o estado amanheceu com céu limpo em quase todas as regiões. Na Fronteira Oeste fez uma temperatura de cerca de 27°C.

Já o movimento de carros da BR-290 foi intenso. Em torno de 15,2 mil veículos passaram pela praça de pedágio de Eldorado do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre, rumo à Fronteira Oeste.

Comércio de flores tem seu melhor momento nessa época do ano. | Foto: Renato Moraes

O Dia de Finados (ou dos Fiéis Defuntos), conhecido ainda como Dia dos Mortos no México, é celebrado pela Igreja Católica. Desde o século II cristãos rezavam pelos falecidos, visitando os túmulos dos mártires para orar pelos que morreram. No século V, a Igreja dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos. E essa prática perdurou na passagem dos anos.

No século XIII esse dia anual passou a ser comemorado na data em questão, porque dia 1º de novembro é a Festa de Todos os Santos.

Curisiodades

  • Os mexicanos costumam fazer um banquete nesta data, acreditando que as almas voltam a terra para realizar uma visita a todos parentes e amigos;
  • As flores mais usadas na data são as flores de campo: Crisântemos e margaridas;
  • Os tipo e cores de flores revelam muito os sentimentos que a pessoa deseja transmitir, como no caso de falecimentos das decências orientais, é essencial evitar flores que contém espinhos, pois não são bem aceitas pelas famílias;
  • Na Europa Ocidental, lírios brancos e crisântemos são as flores fúnebres. Já no Leste Europeu, o luto é expresso por flores amarelas. No caso de pessoas jovens, são evitadas cores escuras. Já quando se trata de crianças, é recomendável usar apenas flores brancas, que transmitem pureza;
  • As coroas de flores representam a vitória da vida sobre a morte, por isso estão arranjadas em forma de círculo, que representa a certeza que a alma do ente querido venceu esse momento de transição.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top