Você Está
Início > Notícias > Cidade > Entrega de certificados finaliza Semana Municipal da Água

Entrega de certificados finaliza Semana Municipal da Água

Na última sexta-feira (5), na Câmara de Vereadores, a Prefeitura Municipal promoveu um evento para finalizar a Semana Municipal da Água. Vencedores dos concursos de redação e desenho receberam certificados e três palestras sobre água aconteceram na ocasião.

A primeira palestra foi com a bióloga do departamento de meio ambiente da Prefeitura Municipal, Letícia Souto. Ela apresentou números sobre a água em todo o mundo. Conforme a bióloga, mais de 70% da superfície do planeta é formada por água e a maior parte em forma de gelo. A água que temos disponível para beber corresponde a 1%, localizada em rios lagos e lençóis freáticos. Letícia falou, também, sobre a importância da conscientização em relação ao descarte de lixo doméstico, que pode causar enchentes e trazer doenças. Além disso, a poluição de recursos hídricos são os danos causados à fauna. “Mais de 1400 espécies são prejudicadas pelo lixo que chega aos oceanos”, disse Letícia.

Leia mais notícias da editoria Cidade

A segunda palestra foi sobre água e saneamento básico com agentes da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). Josiele Madeira de Oliveira, agente de tratamento de água e esgoto, e Jovane Soncini, gestor da unidade de Rosário do Sul, foram os palestrantes. Soncini falou sobre o trabalho na Corsan na cidade e Josiele explicou sobre como funciona o processo de tratamento da água, desde a captação até o momento em que chega à torneira das casas rosarienses.

A última palestra foi com os agentes fiscais de saúde e meio ambiente da Vigilância Sanitária do município, Tarik Araújo e Gisele Gonçalves. O assunto abordado foi o programa “Vigiagua” que consiste em um trabalho realizado junto à Corsan. O programa faz o monitoramento da qualidade da água do serviço da companhia.

A última atividade do evento foi a premiação com certificado aos vencedores dos concursos de redação e desenho referentes à semana da água. O concurso de redação teve como público alvo os alunos dos anos finais do ensino fundamental. A redação vencedora foi do aluno Emanuel Pinto da Rosa, aluno do 7° ano da Escola Coronel Sabino de Araújo, seguido por Pâmela Antunes Paiva, do 7° ano da Escola Barão do Rio Branco e em terceiro lugar, Thales Furtado Pereira, do 6° ano da Escola Alice Pando.  O concurso de desenho foi dividido nas categorias Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Na primeira categoria as vencedoras foram Helena Canestrini, do Jardim A da Escola Girassol, e Isabelle Moraes, do Jardim B da Escola Leôncio José do Nascimento. Dos anos iniciais do ensino fundamental os vencedores são Mikael Lorenzo, 1° ano da Escola Barão do Rio Branco, Isabelle de Sousa, 2° ano da Escola Oliveiro Thaddeo, Miguel Angelo da Rosa, 3° ano da Escola Barão do Rio Branco, Jamerson de Freitas, 4° ano Escola Barão do Rio Branco, Bruna da Rosa, 5° ano Instituto Deputado Ruy Ramos.

Reportagem e fotos: Larissa Hummel / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top