Você Está
Início > Notícias > Cidade > Chegada da Chama Crioula marcou a abertura oficial da Semana Farroupilha de Rosário do Sul

Chegada da Chama Crioula marcou a abertura oficial da Semana Farroupilha de Rosário do Sul

Na última quarta-feira (13), os cavalarianos que foram em busca da Chama Crioula na cidade de Santana do Livramento, retornaram a Rosário do Sul. A chegada deles deu início aos festejos da Semana Farroupilha do município, em cerimônia realizada no CTG Querência do General Abreu. A solenidade aconteceria na Praça Borges de Medeiros, durante mateada, mas foi transferida em virtude da chuva.

O ato reuniu tradicionalistas e autoridades da cidade, que prestigiaram o acendimento do Fogo Simbólico. A chama foi acesa em Livramento na tarde do último dia 7. Desde então uma cavalgada seguia rumo a Rosário do Sul, trazendo a centelha. Foram 137km percorridos pelos cavalarianos rosarienses.

O comando do 4º Regimento de Carros de Combate (RCC) também participou da cavalgada, a fim de prestigiar a tradição gaúcha. “A nossa ideia é fazer com que o povo gaúcho se una neste 20 de setembro dentro de um sentimento de brasilidade”, declarou o tenente-coronel Maurício Magnus Sampaio, comandante do 4º RCC.

Durante a cerimônia de acendimento da chama, estiveram presentes os integrantes da Comissão dos Festejos Farroupilha, cujo presidente, Joel de Freitas Paulo, falou ao público enaltecendo a Revolução Farroupilha e demonstrando a importância da união na história do Rio Grande do Sul.

Mario Nei Brondani novamente agradeceu pela escolha para ser o Patrono dos Festejos Farroupilhas deste ano em Rosário do Sul. “Ser gaúcho hoje em dia não é mais uma questão geográfica, ser gaúcho é um estado de espírito”, ponderou o patrono.

Durante seu pronunciamento, a prefeita Zilase Rossignollo Cunha informou aos tradicionalistas que durante esta semana o Largo da Prefeitura estará disponível para permanência dos cavalarianos, das 17h às 20h.

A guarda da Chama Crioula deverá ser feita por diversas entidades tradicionalistas de Rosário do Sul, até o dia 20, quando será apagada em sinal do encerramento da Semana Farroupilha de 2017.

Reportagem e fotos: Rhayza Moreira / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top