Você Está
Início > Notícias > Cidade > Chuva do fim de semana causa alagamentos na cidade

Chuva do fim de semana causa alagamentos na cidade

A tempestade que atingiu Rosário do Sul, no último sábado (17), causou alagamentos e estragos na cidade. O grande acúmulo de chuva gerou uma precipitação pluviométrica de 140 milímetros, conforme a Defesa Civil do município. Em pluviômetros particulares de moradores da zona norte da cidade, o acúmulo chegou a 193 milímetros. Na sexta-feira (16), o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) havia publicado um alerta de tempestade com grau laranja de perigo para grande parte do Rio Grande do Sul.

Moradores dos bairros Ana Luiza, Primavera e Jardim Paraíso solicitaram auxílio à Secretaria Municipal de Obras. Em entrevista à Gazeta, Nivaldo Emidio, chefe de departamento da pasta, relatou que a equipe realizou o serviço de obstrução de valetas e bueiros que estavam entupidos com lixos. Além dos bairros citados, Emidio afirma que os alagamentos também ocorreram em outros locais da cidade. No domingo, a Secretaria realizou adequação nas ruas próximas à Praia das Areias Brancas e fizeram manutenção na Avenida Beira Rio.

Conforme o chefe de departamento, o descarte irregular de lixo é a principal causa de alagamentos na cidade. “O secretário e a prefeita Zilase Rossignollo estão se empenhando ao máximo para dar condições para que nossa equipe faça o melhor trabalho possível”, disse Emidio, sobre medidas que a prefeitura está tomando para evitar novos incidentes.

Leia mais notícias da editoria Cidade

Já o assessor da Secretaria de Obras, Ademir Melo, informou que algumas estradas no interior do município também foram prejudicadas pela chuva de sábado. Segundo ele, as localidades de Inhame e Farrapos apresentam os pontos mais críticos.

Conforme Melo, a estrada no Inhame está interrompida e deve ser arrumada nesta quarta-feira (2). No Farrapo, o desvio feito anteriormente pela Secretaria foi destruído pela chuva, mas já estava sendo reparado pela equipe na tarde desta segunda-feira (19).

O Campo Seco é outra localidade atingida. Lá, o transito não está interrompido, porém há dificuldades para passar pela estrada. “Em outros vários lugares estão com problemas. Esses são os pontos mais críticos no interior”, disse o assessor.

O alagamento das vias públicas repercutiu nas redes sociais. Moradores compartilharam vídeos e fotos das ruas totalmente cobertas pela água que, em alguns casos, invadiram as casas.

Segundo INMET, a previsão para os próximos dias, em Rosário do Sul, é de sol com temperaturas máximas superiores a 30°C até a próxima quinta-feira (22). Entretanto, na sexta-feira (23) a chuva deve retornar ao município.

Alguns moradores tiveram a casa invadida pela água

Reportagem: Larissa Hummel / Gazeta de Rosário
Fotos: Reprodução / Facebook

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top