Você Está
Início > Notícias > Cidade > Chuva causa alagamento em rua do bairro Nossa Senhora do Rosário, em Rosário do Sul

Chuva causa alagamento em rua do bairro Nossa Senhora do Rosário, em Rosário do Sul

A chuva que caiu sobre a região de Rosário do Sul nos últimos dias trouxe certo alívio para o campo, que sofre com a seca, porém causou transtornos para alguns moradores da zona urbana. No bairro Nossa Senhora do Rosário, a Rua Alegrete ficou completamente alagada, impossibilitando o trânsito de veículos e de pedestres.

O trecho mais atingido fica entre a Rua Rio Branco e a Marechal Floriano Peixoto. Fotos da situação circularam nas redes sociais na última terça-feira (20). As imagens mostram a via tomada pela água, e até um carro parcialmente imerso. “Situação após uma chuva forte, mas de verão. Imagina quando chover um dia inteiro” manifestou uma das moradoras do local.

A cidadã ressalta que ela e os vizinhos sofrem com os buracos na via, além da falta de iluminação. “É impossível andar a pé por aqui quando chove”, conta ela, que mora no local há três anos.

De acordo com o secretário municipal de obras urbanas, Adriano Dornelles, o órgão não havia recebido informação a respeito do alagamento na Rua Alegrete, porém um pedido de verificação já foi encaminhado ao chefe do departamento.

Ainda segundo Dornelles, uma das principais causas de alagamentos na cidade é o descarte inadequado de entulhos, o que ocasiona entupimento de bueiros, resultando no acumulo de água da chuva pela falta de escoamento. “Temos muitos problemas onde as pessoas descartam lixos da poda de árvores de seus pátios, ou entulhos e até móveis e eletrodomésticos, além de plásticos, nas ruas e quando chove entope ‘bocas de lobo’”, declarou.

Além disso, o secretário observa que mesmo com o pequeno número de funcionários que trabalham na área de saneamento e limpeza, e com a necessidade de investimentos a serem feitos a Secretaria Municipal de Obras Urbanas tem ciência dos problemas causados pelas chuvas e trabalha para solucioná-los. “A gente trata todos os problemas ou transtornos pontualmente, sabemos que principalmente quando há chova torrencial sempre vai haver alagamentos”, observou Dornelles.

Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), que possui estação no rio Ibicuí da Armada, choveu um acumulado de 21,8 milímetros em Rosário do Sul até quarta-feira (21). O maior volume caiu na terça-feira, com 5,2mm. Conforme o site meteorológico Clima Tempo, a chuva deve retornar no domingo (25), quando estão previstos 5mm para o município, com pancadas à tarde a à noite, e temperaturas entre 18°C e 32°C.

Fotos Enviada por leitor / Divulgação

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top