Você Está
Início > Notícias > Cidade > Chuva de quarta-feira foi superior a 80 milímetros em Rosário do Sul

Chuva de quarta-feira foi superior a 80 milímetros em Rosário do Sul

As previsões meteorológicas dos principais institutos de meteorologia se confirmaram entre a noite e madrugada desta terça-feira (1º) e quarta-feira (2), quando o RS foi atingido por tempestades elétricas, chuva forte e ventania.  A instabilidade chegou a Rosário do Sul pouco após às 3h da madrugada de quarta-feira e trouxe um acumulado de chuva superior a 80 mm.

Na terça-feira (1º), conforme o Clima Rosul, as rajadas de vento chegaram a 60km/h pouco após o meio dia até às 14h e a máxima foi de 36,4°C. Ainda na terça-feira, entre 11h e 14h, houve quatro quedas de energia elétrica em pontos do município.

O sistema de instabilidade só chegou na cidade por volta de 3h da madrugada de quarta-feira (2), com grande atividade elétrica, ventania e grande volume de chuva. Conforme pluviômetro particular na zona norte, até por volta de 12h de quarta-feira, já havia sido registrado 82 mm de chuva, a primeira de outubro e da primavera. Com o volume, a chuva registrada em 2019 ultrapassou dois mil milímetros em Rosário do Sul, conforme registro feito pela reportagem.

Leia mais notícias da editoria Cidade

As tempestades que causaram destruição na Argentina e no Uruguai também atingiram cidades gaúchas como Arroio Grande e São Borja, onde houve queda de granizo.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta para o RS para esta quinta-feira (3) e sexta-feira (4), com chuvas intensas e grau de perigo (alerta laranja), valendo até às 10h de sexta-feira. Conforme o aviso a chuva ficaria entre 30 e 60mm/h ou 50 a 100 mm/dia, ventos intensos (60-100km/h) e risco de corte de energia e quedas de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.  O aviso abrangeria o RS, em especial no norte do Estado, grande parte de Santa Catarina e Oeste do Paraná.

Reportagem: Julio Lemos / Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top