Você Está
Início > Notícias > Cidade > Chuva em Rosário supera marcas de anos anteriores

Chuva em Rosário supera marcas de anos anteriores

Após quase meio mês, o índice acumulado de chuva em Rosário do Sul registrado na época supera expectativas de anos anteriores, depois da passagem de uma tempestade na última quinta-feira (09). Na cidade, os volumes de chuva chegaram a 380 mm e, em alguns pontos do município, superaram 400 mm.

No domingo (12), o clima foi de consternação no Estado, devido ao grande temporal em São Francisco de Paula, na serra gaúcha, com um morto, vários desaparecidos e residências destruídas. Rosário passou por fato semelhante em janeiro, deixando quatro pessoas feridas.

Até o dia 10 de março, a média mensal de chuvas em Rosário superava expectativas, com 88% atingidos, de acordo com um estudo do Climatempo feito nos últimos 30 anos. Conforme os históricos, Rosário é uma das cidades com maior índice de precipitação pluviométrica do Estado e do país, com acumulado de 386,3 mm desde o dia 1º de janeiro. A chuva foi significativa em alguns pontos, dado o espaço territorial do município – sempre sujeito aos problemas crônicos das estradas.

Fortes índices de chuva precederam massa de ar frio que teve início no final de semana. Foto Julio Lemos/Gazeta de Rosário

Índice parecido foi o divulgado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), com estação hidrológica instalada na Ponte do Rio Ibicuí da Armada, na zona sul. Lá, o acumulado entre os dias 09 e 12 de março foram de 133,4 mm. O índice do Clima Rosul, estação que fica no bairro Aliança, ficou por volta de 192,5 mm.

Conforme esta mesma fonte, durante 2017, a chuva é de 386,3 mm. No termômetro de dias quentes e frios, a máxima chegou aos 34,1°C, no dia 13 de janeiro, enquanto a mínima foi registrada nesta segunda-feira (13), às 6h, com a marca de 10,4°C, e deve seguir diminuindo, devido à chegada de uma frente fria vinda do Uruguai.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top