Você Está
Início > Notícias > Cidade > Chuva seguiu durante o fim de semana em Rosário do Sul

Chuva seguiu durante o fim de semana em Rosário do Sul

O final de semana encerra com muita chuva em Rosário do Sul. A sequência de instabilidade climática prossegue neste domingo (13). Desde a madrugada da última terça-feira (8), quando ocorreu uma tempestade com ventos superiores a 64,4 km/h, os rosarienses convivem com chuvas, ventos e dias nublados.

A precipitação voltou com força na última quinta-feira (10) e permaneceu até este domingo. Desde então, o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), que tem estação hidrológica junto à ponte do Rio Ibicuí da Armada, aponta que choveu um acumulado de 113,2 milímetros no município. Já o Clima Rosul, com estação localizada na zona sul da cidade, a velocidade do vento neste domingo atingiu cerca de 24 km/h, com rajadas de 35 km/h.

A previsão para Rosário do Sul neste domingo, conforme o Clima Tempo, é de 55mm de chuva. A temperatura deve ter mínima de 14°C e máxima de 19°C. O tempo deve melhorar a partir dessa segunda-feira (14). O site prevê dia de sol, com nevoeiro ao amanhecer e nuvens aumentando no decorrer da tarde. A mínima deve ser de 11° e a máxima de 19°C. O tempo deve se manter assim durante toda a semana.

Recuo das águas

A exemplo do que aconteceu no Uruguai, as águas do Guaíba, em Porto Alegre, também recuaram devido ao forte vento que atingiu a região. O nível do rio alcançou a menor marca dos últimos 12 anos neste sábado (12), chegando a 0,24 metros no Cais Mauá, segundo o Centro Integrado de Comando da Cidade (Ceic).

De acordo com o Ceic, o motivo para o recuo do lago é o vento leste e nordeste, que leva a água para o lado contrário ao da margem. A velocidade do vento chegou a 79 km/h. Outro motivo apontado para o baixo nível é o período de pouca chuva nos últimos 60 dias.

Com a mudança de direção do vento para oeste e sul, o nível do Guaíba deve voltar ao normal.

Na última sexta-feira (11), o mar também recuou vários metros no Uruguai. Em Punta Del Este, por exemplo, o mar ficou em torno de dez metros de distância da margem habitual, deixando barcos encalhados na areia. Surgiram boatos de que um tsunami poderia acontecer, mas o alerta foi descartado por especialistas na área.

Fotos: Rhayza Moreira / Gazeta de Rosário e Divulgação / MetSul Meteorologia

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top