Você Está
Início > Notícias > Cidade > VÍDEO: Chuvas intensas provocam enchente em Rosário do Sul

VÍDEO: Chuvas intensas provocam enchente em Rosário do Sul

As fortes chuvas na fronteira com o Uruguai e cidades da região, já provocam enchente em Rosário do Sul. Até o final da manhã desta quinta-feira (10), no entanto, não haviam desabrigados no município. A Prefeitura da cidade divulgou uma nota informando que está preparada para atender as pessoas que necessitarem.

Somente na zona norte da cidade, em um pluviômetro particular, entre a madrugada de quarta-feira (9) e a manhã de quinta-feira (10), já somava 310 milímetros de chuva. Conforme o Corpo de Bombeiros, até a manhã de quinta, o nível do Rio Santa Maria estava pouco mais de cinco metros acima do nível. Para causar desabrigados, o rio precisa estar com ou acima de sete metros. Mesmo assim, pátios de imóveis no bairro Progresso já eram atingidos pela água do rio, que também cobriu parte da Praia das Areias Brancas.

Pátios de residências no bairro Progresso, zona leste, já estavam submersos pela enchente (Foto: Divulgação / Assessoria de Imprensa Prefeitura)

A Prefeitura Municipal realizou uma reunião com representantes da Defesa Civil, gabinete de Segurança Integrada e equipe de governo para definir ações de atendimento a possíveis desabrigados. O responsável pela Defesa Civil no município, Iran Najar, explicou que também contatou o 4° RCC e as equipes estão de prontidão para retirar de imóveis famílias que necessitem. “Até o momento não retiramos nenhuma família e não registramos nenhum pedido de ajuda, o que deverá acontecer, pois segue a chuva e certamente teremos enchente”, informou Najar.

No interior de Rosário do Sul, a chuva também causou muitos estragos. Dentre as áreas atingidas por alagamentos estão o Farrapo no 5º Distrito, Vila Temp no 2°º Distrito, Caverá e Touro Passo. Também existiam vários pontos sem energia elétrica como a região do Saicanzinho e Cruz de Pedra, bem como na Capela do Saicã, em Cacequi.

Na região da Vila Temp, 2º Distrito, estradas ficaram alagadas (Foto: Divulgação / Rafael Temp)

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) havia emitido dois alertas de perigo de grau laranja para o Rio Grande do Sul. O primeiro era de chuvas intensas para quarta e o segundo com tempestade para esta quinta-feira (10). Os altos volumes de chuva registrados nas principais nascentes dos rios Santa Maria e Ibicuí da Armada, em Dom Pedrito e Santana do Livramento, estão sendo acompanhadas pela Prefeitura, já que todo o volume de chuva deve vir para Rosário do Sul.

Na região, a cidade de Alegrete decretou situação de emergência. De acordo com a rádio Minuano FM, até a manhã desta quinta, o rio Ibirapuitã estava 12 metros acima do nível normal e deixava 130 pessoas desabrigadas.

Em Rosário do Sul, conforme o INMET, a previsão é de chuva somente nesta sexta-feira (10), quando há risco de descargas elétricas e chuva intensa. A temperatura deve variar de 21°C a 27°C. O sábado (12) e o domingo (13) devem ser de céu encoberto. Em Alegrete ainda há possibilidade de tempestade nesta quinta-feira (10) e na sexta-feira (11). Santana do Livramento e Dom Pedrito também devem ter chuvas até sexta-feira e final de semana com céu nublado.

Foto: Divulgação / Assessoria de Imprensa Prefeitura

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top