Você Está
Início > Notícias > Cidade > Chuvas fazem rios subirem em Rosário do Sul

Chuvas fazem rios subirem em Rosário do Sul

Os altos volumes de chuvas registrados no mês de março, que superaram a média mensal em 142%, fez com que os dois rios que banham o município – o Ibicuí da Armada e o Santa Maria – ficassem com nível acima do normal e subindo ainda nesta sexta-feira (17). Além disso, a chuva nos primeiros meses de 2017, em sua totalidade, superou os 400 mm.

A precipitação é quase três vezes maior que o registrado no mesmo período em 2016. Conforme os dados do Climarosul, entre 1º de janeiro e 17 de março deste ano, a chuva registrada foi de 422,4 mm em comparação com os 179,6 mm do último ano. Ainda conforme o Climarosul, somente em março, choveu 165 mm.

A chuva mais recente caiu na noite de quarta-feira (15), quando o Climarosul apontou 30 mm, com tempestade elétrica e ventos que chegaram aos 45km/h. Não houve registro de danos, de acordo com o Corpo de Bombeiros.

Foto: Renato Moraes/Gazeta de Rosário

Conforme a estação hidrológica do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) – instalada no Parque Ibicuí da Armada –, o nível pluvial era de 3,22 m, mais de 1 metro acima do nível normal. Já o Rio Santa Maria estava com 3,65 m, cerca de 2,45 metros acima do nível. Como não existe previsão de chuva para os próximos dias, conforme o Climatempo, o aumento do nível dos rios ainda não apresenta risco à comunidade.

SAIBA MAIS – Conforme o Climarosul, a menor temperatura do ano de 2017 foi marcada nesta sexta-feira (17): 10,4°C no início da manhã. Já a máxima foi registrada no dia 13 de janeiro, com 34,1°C.

Foto: Renato Moraes/Gazeta de Rosário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top