Você Está
Início > Notícias > Cidade > Monitoramento da RGE Sul aponta volta de períodos chuvosos em maio

Monitoramento da RGE Sul aponta volta de períodos chuvosos em maio

O clima do Rio Grande do Sul passa por uma mudança de cenário a partir deste mês. De acordo com o monitoramento climático adquirido pela RGE e RGE Sul junto a um instituto privado de meteorologia, a chuva deverá retornar ao território gaúcho com maior frequência em maio, depois de dois meses sem o registro de volumes pluviométricos acima das médias históricas.

Com a previsão de tempo mais severo nos próximos dias, os Centros de Operações Integrado (COIs) das distribuidoras intensificam o acompanhamento dos modelos para direcionar esforços com mais assertividade em caso de contingências.

O estudo encomendado pelas distribuidoras do Grupo CPFL no RS aponta a possibilidade de 15 dias de chuva até o final do mês, sendo cinco deles com chance de temporais que podem provocar estragos em cidades e danos à rede elétrica.

Leia mais noticias da editoria Cidade 

Já os modelos oceânicos indicam que as temperaturas das águas entre a costa da Argentina até a Região Sul do país estão mais quentes do que o normal, bem como em alto-mar. Essa configuração segue afastando o risco de formação do fenômeno La Niña nos próximos meses e também mantém um bloqueio para as massas de ar polar que chegam ao Estado com mais frequência nesta época do ano.

Em Rosário do Sul, a previsão indicada pelo Clima Tempo é de chuva para a primeira quinzena do mês de maio, com temperaturas máximas que podem atingir até 30°C.

Durante as tempestades com descargas atmosféricas (raios) os seguintes cuidados podem aumentar a segurança: não se aproxime e não toque nos cabos elétricos que podem ser rompidos pela queda de árvores e objetos, e avise imediatamente a RGE; evite tocar os aparelhos eletrodomésticos e retire os aparelhos eletrônicos das tomadas; afaste-se de janelas e portas metálicas; evite banhos nos momentos de tempestades; nunca se abrigue debaixo de árvores. Sempre procure uma casa de alvenaria ou o interior de um veículo; em zonas rurais, não toque e se aproxime de cercas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top