Você Está
Início > Notícias > Cidade > Comissão que organizará Festejos Farroupilha de 2018 é formada

Comissão que organizará Festejos Farroupilha de 2018 é formada

Na última terça-feira (10), foi definida a comissão que organizará os Festejos Farroupilhas de 2018, em Rosário do Sul. A reunião aconteceu no gabinete da prefeita municipal, Zilase Rossignollo.

A comissão ficou composta por Marcos Paulo Silva, como presidente, Joel de Freitas Paulo, como vice-presidente e Fábio da Rosa, como secretário.  Outros participantes integram a comissão representando entidades do município. Darci Gonçalves, representando a Coordenadoria Municipal Tradicionalista e Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG); Vanderlei Pagel, representando a Brigada Militar; Márcio Rodrigo Teixeira, representando o Corpo de Bombeiros; Joel de Freitas Paulo, representando a coordenadoria e imprensa; Marcos Paulo Silva pela Secretaria Municipal de Coordenação e Planejamento; Anair dos Santos pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura e Departamento Cultural; Fábio da Rosa pela Secretaria Municipal de Desporto e Turismo; José Abrelino Antunes pela Secretária Municipal de Obras e, como convidada, Janete Ruffo Gonçalves, ex-secretária de Turismo.

Representantes de entidades tradicionalistas participaram da reunião

Em entrevista à Gazeta, o presidente da comissão destacou que o principal objetivo é realizar uma semana farroupilha mais tranquila que a do ano passado. “Estaremos trabalhando incansavelmente para produzir uma grande semana farroupilha”, disse Silva.

Marcos Paulo Silva é secretario municipal de Coordenação, Planejamento e Meio Ambiente. É membro do CTG General Abreu há 18 anos. “Trabalho com a Gauderiada da Canção Gaúcha, Pixurum Cultural, estou sempre envolvido na organização dos eventos que levam cunho farroupilha”, destacou Silva.

Na próxima quarta-feira (18), a comissão deverá se reunir com patrões de entidades tradicionalistas para definir questões relacionadas ao tema, como a escolha dos homenageados deste ano. Além disso, será apresentada a proposta de horários e locais para circulação dos cavalarianos. O encontro deve acontecer no Grupo de Nativismo e Folclore Farroupilha, às 19h e é aberto ao público.

Audiência Pública foi realizada em maio deste ano

Em maio, o Poder Legislativo promoveu uma audiência pública para debater normas e sugestões a serem aplicadas durante a Semana Farroupilha. A principal questão debatida foi o trânsito de cavalarianos, a fim de evitar incidentes, como ocorrido em setembro ano passado.  Discordâncias relacionadas à permanência dos cavalarianos no centro da cidade resultaram em conflito com a Brigada Militar. Envolvidos ficaram feridos e o trânsito de animais na localidade foi proibido na ocasião.

Na oportunidade, ficou definida a interdição das ruas em forma de “T”, pelo período de das 17h às 21h para permanência no local. Conforme Silva, o poder executivo realizou algumas alterações nos horários, as quais serão apresentadas em reunião na próxima quarta-feira. Além disso, foi solicitado que os cavalarianos evitem ruas de grande movimento como a as ruas João Brasil e General Canabarro. Para isso, devem utilizar acessos secundários nos deslocamentos. Essas normas seriam postas em prática entre os dias 13 e 20 de setembro.

Fotos: Assessoria de Imprensa da Prefeitura / Divulgação

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top