Você Está
Início > Notícias > Compra de peças e manutenção de veículos da Prefeitura será investigada em CPI

Compra de peças e manutenção de veículos da Prefeitura será investigada em CPI

Na sessão legislativa desta segunda-feira (4) os vereadores aprovaram por unanimidade a instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar possíveis irregularidades na compra de peças e manutenção de veículos da Prefeitura de Rosário do Sul.  As denúncias de possíveis irregularidades foram divulgadas pela Gazeta de Rosário em janeiro deste ano.

O vereador proponente da instauração é o vereador Rogério Ustra (MDB). Conforme o documento de requerimento da CPI, as investigações baseiam-se em informações prestadas pelo Poder Executivo aos vereadores Jair Mendes (MDB) e Glei Pacheco (PDT) e também pela manifestação divulgada nas redes sociais da Prefeitura no dia 9 de abril referente a processos administrativos, sobre contratação de serviços e produtos para atendimento da frota de veículos.

Farão parte da comissão os vereadores Álvaro Gonçalves (PR), Elisandro Paz (PP), Rogério Ustra (MDB) e Glei Pacheco. Nos próximos cinco dias devem ser definidos os cargos de cada membro e logo após começam as investigações. A CPI terá o prazo de funcionamento estabelecido de 60 duas úteis, prorrogáveis em mais 30, para apresentar conclusões.

Leia mais notícias da editoria Política

“A bancada do PTB preferiu não participar até para que, aqueles que vão investigar, não dizerem que a bancada do PTB está atrapalhando. Todos os vereadores da situação assinaram o requerimento para abertura da CPI”, manifestou-se o vereador Leonardo Vargas (PTB).

“Já é de conhecimento da população essa questão em relação essa possível irregularidade (…). Essa comissão se deterá à fiscalização, que é uma das atribuições a nós vereadores e que poderá servir de base, se assim for constatada a irregularidade, para que outros órgãos apresentar denúncia contra algum administrador ou servidor público”, disse Jair Mendes (MDB).

Relembre

Em janeiro deste ano, a Gazeta de Rosário noticiou sobre possíveis irregularidades em consertos de máquinas e de veículos do município de Rosário. O caso envolvendo a compra de peças para uma ambulância do município que se envolveu em um acidente em agosto de 2019. O veículo que continua sem manutenção, apesar de haver registro de empenhos por parte da prefeitura para aquisição das peças. As compras totalizam mais de R$ 20 mil.

Em 30 de março, a RBS TV exibiu uma reportagem sobre o assunto e também fez outras denúncias envolvendo máquinas que poderiam ser usadas em obras nas estradas, veículo escolar sem manutenção e também a denuncia o pagamento de diária a uma técnica de enfermagem meses após o acidente da ambulância citada anteriormente.

Na reportagem divulgada pela Gazeta em janeiro desse ano, a assessoria de imprensa da prefeitura afirmou que a compra das peças para a ambulância não tinham ligação com o acidente do veículo. Segundo o órgão, elas foram adquiridas para uma manutenção anterior, que teria sido realizada devido à urgência de manter a ambulância em funcionamento. Porém, por razão de questões burocráticas, o registro do empenho se deu posteriormente.

Para o conserto do veículo após o acidente, o Executivo informava que um engenheiro mecânico estava sendo licitado para fazer o laudo das condições da ambulância. Em novo contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura no dia 31 de março, a Gazeta foi informada que o profissional em questão já foi contratado e deveria realizar o laudo da ambulância naquela semana.

Fotos: Rogério Ustra / Divulgação

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top